Em um espaço de 720 m2, 16 robôs comandados por operadores qualificados trabalham com flexibilidade, assertividade e set up reduzido para produzir um milhão de rolamentos de 3ª geração por ano. “Toda essa operação foi montada em apenas 45 dias e conta com processos integrados, sustentáveis e auto ajustáveis” afirma Victor Corrales, diretor industrial da SKF Brasil. A nova linha de produção possibilita alta performance industrial, suportada por elementos da Indústria I4.0.
Esta é a segunda linha de produção para rolamentos de roda de 3ª geração instalada em Cajamar, São Paulo, nos últimos dois anos. É também a mais moderna da SKF no mundo dedicada a este tipo de rolamento. Os ativos são monitorados por sensores conectados a central de inteligência da SKF, o REP Center. “Os dados capturados são transformados em controle inteligente de processos”, complementa Corrales.
O rolamento de 3ª geração da SKF tem design inovador e alta performance, que resulta em baixos níveis de atrito e ruído e altos níveis de segurança e durabilidade. “A SKF promove a evolução tecnológica no mercado brasileiro e oferece soluções inovadoras para suportar as necessidades dos clientes”, explica Daniel Leite, diretor comercial automotivo da SKF para América Latina. O produto atende altos níveis de exigência e qualidade impostos pelas montadoras.
“A nova linha de produção da SKF, instalada na fábrica de Cajamar, traz mais competitividade e produtividade para o País e consolida a atuação da companhia e do Brasil na Indústria 4.0”, finaliza Claudinei Reche, presidente da SKF Brasil e América Latina.
A missão da SKF é ser líder indiscutível no negócio de rolamentos. A SKF oferece soluções para eixos rotativos, que incluem rolamentos, vedações, lubrificação, monitoramento da condição e serviços de manutenção. A SKF é representada em mais de 130 países e tem cerca de 17 mil distribuidores em todo o mundo. As vendas anuais em 2018 foram de mais de 8 bilhões de euros e a empresa emprega cerca de 44.428
Fonte: SKF