A Usiquímica, fabricante nacional de produtos químicos em larga escala e com liderança em vários setores, conquistou posição de destaque no mercado brasileiro de Arla 32 (Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio automotivo).
O Arla 32, comercializado com selo INMETRO, é uma solução composta por uma mistura de 32,5% de ureia premium, também chamada de ureia de alta pureza, e água desmineral izada.
A empresa, que sempre busca diversificação de produtos atuando em vários mercados, iniciou a sua incursão no setor automotivo com o Arla 32, há quase 10 anos, bem no início da introdução do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) P 7 – Euro 5, com objetivo de reduzir as emissõ ;es de óxidos de nitrogênio em veículos diesel. “Mesmo diante da alta concorrência com players internacionais, entramos no mercado logo no início. Tudo era novo e fomos aprendendo com a evolução do próprio setor, acreditamos nesse segmento por entender que seria promissor, uma vez que a frota de veículos diesel passaria a utilizar o Arla 32, então a tendência era só aumentar a demanda e foi o que aconteceu”, explica Osvane Lazarone, gerente comercial da Usiquímica.
Atuando desde o começo que o mercado se formou, Osvane conta que a empresa foi acompanhando os movimentos estudando o comportamento e aprendendo a melhor forma de estar presente de forma eficaz para atender as necessidades. “Tudo era novo e fomos adaptando a produção conforme aumentava a frota de veículos diesel que utilizam o produto. Fomos crescendo com o setor e nos tornamos um dos principais produtores, sendo um dos únicos que atua desde o começo”, afirma.
Na visão de Osvane, o grande diferencial para a Usiquímica é se destacar e estar na liderança da produção do Arla 32, justamente pela sua capacidade produtiva em escala, além de primar pela qualidade de seus produtos, conferindo confiabilidade. “Os veículos diesel que utilizam esse produto têm menos de 10 anos, portanto possuem valor agregado alto e têm tecnologia embarcada e precisam de produtos que atendam às expectativas e garantam o bom funcionamento do sistema de exaustão par a não afetar componentes e causar danos ao motor”, revela.
Para Osvane, outro ponto importante que contribuiu para que a empresa se sobressaísse foi, sem dúvida, a experiência em operação logística de diversos segmentos, buscando sempre entender as nuances de cada mercado.
Com capacidade atual de armazenagem de 1 milhão de litros de Arla 32, a empresa foi adaptando a capacidade de produção de acordo com a demanda. Hoje, Osvane estima que por volta de 1,2 milhão veículos diesel utilizam o produto no Brasil. “O custo é baixo, pois para cada tanque de 40 a 60 litros são consumidos 3% de Arla 32”, contabiliza.
Seguindo as expectativas de mercado, conforme pesquisa da consultoria da Argus Media Group que prevê aumento de 20% da demanda nacional do Arla 32 para este ano, a Usiquímica projeta crescimento nesse mercado para os próximos anos.
Sobre a Usiquímica: Indústria qu&iacut e;mica com 78 anos de atuação, a Usiquímica, maior produtor de hidróxido de amônio do Brasil, possui amplo portfólio para diversas aplicações em vários segmentos, como cosméticos, agronegócio, higiene e limpeza, indústria farmacêutica, automotivo, entre outros. Iniciou a sua participação no setor automotivo, em 2012, com a fabricação do Arla 32, solução para o sistema de redução catalítica em veículos diesel que reduz emissão de poluentes, conforme exigências do Proconve P7, legislação que equivale ao Euro 5 na Europa.
Em 2018, ampliou a sua atuação ao firmar parceria com a Valvoline, fabricante mundial de lubrificantes, se tornando a empresa oficial de representação e comercialização no Brasil, com exclusividade de direitos e uso da marca.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa