A Valeo nasceu em 1923 na cidade de Saint-Ouen, nos arredores de Paris, na França. Hoje é uma das principais fornecedoras para a indústria automotiva global, operando em 33 países. Reconhecida mundialmente por seu DNA inovador, a Valeo é referência em tecnologias voltadas para a redução de consumo e emissões de poluentes, eletrificação e automação automotiva.
No Brasil as operações da Valeo tiveram início em 1974, com a fábrica de radiadores na cidade de Itatiba (SP). No mesmo ano aconteceu a aquisição mundial da Cibié, que contava com uma unidade na região de Interlagos, na capital paulista. Atualmente a Valeo conta com 12 fábricas no Brasil, além de um centro de distribuição dedicado ao mercado de reposição, a Valeo Service, e ainda três centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Somente no País a Valeo emprega mais de três mil colaboradores.
Das linhas de montagem dessas fábricas saem desde sistemas de ar-condicionado, na planta Valeo Thermal Bus, em Caxias do Sul, até arrefecimento do motor, sistemas elétricos, transmissão e sistemas de limpadores de para-brisa que atendem tanto a veículos de passeio quanto veículos pesados. Os produtos Valeo são fornecidos para todas as montadoras presentes no Brasil e para o mercado de aftermarket nacional e da América do Sul.
Mobilidade
A Valeo lidera o desenvolvimento de tecnologias inteligentes para a mobilidade. A rapidez e assertividade na entrega se devem à construção, há mais de uma década, de um ecossistema de inovação colaborativo que a empresa estabeleceu
com uma série de startups no mundo todo, reunindo toda a expertise e experiência da Valeo às ideias originais, agilidade e competência técnica dessas novas companhias.
A Valeo também é a líder global no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de assistência a estacionamento e à direção, e possui um rico portfólio de sensores ADAS (Sistemas de Assistência à Direção) que estão moldando o futuro da mobilidade. Recentemente a marca firmou parceria com a BMW para desenvolver a nova tecnologia de estacionamento autônomo nível 4, que torna possível um automóvel estacionar de forma autônoma, sem motorista a bordo.
De olho no futuro da mobilidade a Valeo também se tornou líder mundial em eletrificação veicular com o desenvolvimento da tecnologia 48V, que torna os veículos eletrificados mais acessíveis. Mais barata que a tecnologia elétrica de alta tensão, essa inovação é eficiente e confiável e pode ser aplicada de diversas formas, que vão desde geradores de arranque e eixos traseiros de direção elétrica até a carregadores a bordo.
A tecnologia 48V consegue eletrificar diversos tipos de veículos. Vão desde mini veículos elétricos urbanos, que podem rodar com autonomia de até 150 quilômetros em velocidades de até 100 km/h, até veículos a combustão que podem funcionar como híbridos. Também é possível eletrificar os tuk-tuks, os famosos mini veículos asiáticos de transporte pessoal, e outros veículos de transporte de passageiros.
Com essa mesma tecnologia a Valeo também é pioneira no sistema de assistência elétrica de 48V para todos os tipos de bicicletas, o Valeo Cyclee. Essa inovação possui um único módulo que, instalado no conjunto do pedal, integra um motor
elétrico de 48V, uma caixa de velocidades automática e um software que oferecem assistência elétrica adaptada instantaneamente à condução do ciclista.
Fonte: Valeo