Saiba quem levou a melhor nos primeiros 6 meses do ano.
As vendas de veículos novos cresceram 12% no 1º semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a federação dos concessionários, a Fenabrave.
Em comparação com o mesmo período de 2018, apenas 3 das 17 categorias têm novos líderes: veículos de entrada, SUVs e SW médio. Além disso, entre todos os segmentos, Fiat e Chevrolet ficaram empatadas com o maior número de primeiros colocados: 4 para cada.
Veja abaixo os campeões por categorias, de acordo com a classificação da Fenabrave.
Veículo de entrada
Por mudanças no método da Fenabrave, o Kwid assumiu a liderança na primeira categoria – o antigo líder, Ford Ka, passou a figurar entre os hatches pequenos, a seguir. Assim como há um ano, o Etios permanece no 5º lugar.
Renault Kwid – 40.520 unidades
Volkswagen Gol – 38.303
Fiat Mobi – 26.375
Fiat Uno – 9.572
Toyota Etios HB – 8.959
Hatch pequeno
Mesmo com a entrada do Ka para o ranking, nada mudou no pódio, que permanece, respectivamente, com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Este é o segmento com maior volume de vendas no país. O primeiro colocado, por sinal, lidera com muita folga: emplacou mais do que o dobro do vice-líder.
Chevrolet Onix – 116.906 unidades
Hyundai HB20 – 52.995
Ford Ka – 50.646
Fiat Argo – 36.211
Volkswagen Polo – 32.025
Hatch médio
Cada vez mais em queda, os hatches médios tiveram apenas 0,48% do mercado no acumulado deste ano. Com o Golf agora sendo vendido em apenas uma configuração e o Focus com a produção encerrada, o Cruze manteve os números do ano passado e aguarda por uma reestilização, neste ano.
Chevrolet Cruze – 2.716 unidades
Volkswagen Golf – 979
Ford Focus – 459
Mercedes-Benz A250 – 336
Volvo V40 – 241
Sedã pequeno
Mesmo prestes a ganhar uma geração totalmente nova, o Prisma vendeu mais do que no mesmo período do ano passado (quando emplacou 32.015 unidades). Ainda no ranking, o Etios Sedan deu lugar ao Renault Logan.
Chevrolet Prisma – 40.846 unidades
Ford Ka Sedan – 22.886
Hyundai HB20S – 15.835
Volkswagen Voyage – 15.368
Renault Logan – 12.698
Sedã compacto
Aqui dois modelos foram substituídos em relação ao ano passado. O descontinuado New Fiesta deu lugar ao Yaris Sedan, que aparece na 2ª posição. O 5º lugar tem uma comparação ainda mais interessante: em 2018 era do Lifan 530, agora é do Chery Arrizo 5 – curiosamente, dois chineses.
Volkswagen Virtus – 21.965 unidades
Toyota Yaris Sedan – 14.751
Honda City – 7.836
Chevrolet Cobalt – 6.704
Chery Arrizo 5 – 1.056
Sedã médio
Assim como no caso do Prisma, o Corolla está prestes a ganhar uma nova geração (com direito a uma versão híbrida flex), mas segue reinando na categoria. Com o Focus fora de linha, o Sentra assumiu seu lugar no ranking.
Toyota Corolla – 26.084 unidades
Honda Civic – 13.584
Chevrolet Cruze – 8.979
Volkswagen Jetta – 5.833
Nissan Sentra – 1.457
Sedã grande
Mesmo com outras opções no mercado, a categoria de sedãs grandes tem na liderança apenas modelos alemães. Neste semestre, porém, nenhum Audi apareceu entre os 5 mais vendidos.
BMW 320 – 772 unidades
Volkswagen Passat – 668
Mercedes-Benz Classe C – 497
BMW 330I – 486
Mercedes-Benz CLA 180 – 367
SUV
A Jeep conquistou uma dobradinha no ranking do primeiro semestre, com Renegade e Compass. Os demais modelos do top 5 são os mesmos do ano passado, apenas em ordens diferentes.
Jeep Renegade – 33.048 unidades
Jeep Compass – 28.033
Nissan Kicks – 25.826
Hyundai Creta – 24.247
Honda HR-V – 23.696
Pick-up pequena
Por aqui, absolutamente nada muda. A Strada, mesmo já veterana, tem números expressivamente superiores aos da concorrência. Um novo modelo substituirá a picape a partir do ano que vem.
Fiat Strada – 36.273 unidades
Volkswagen Saveiro – 18.986
Chevrolet Montana – 6.407
Pick-up grande
Sem concorrentes diretos – apesar de isso já estar nos planos das outras marcas, a Toro acaba ficando posicionada entre as picapes médias. Por isso, o modelo segue com folga na liderança.
Fiat Toro – 28.599 unidades
Toyota Hilux – 19.810
Chevrolet S10 – 14.114
Ford Ranger – 9.740
Volkswagen Amarok – 9.433
Furgões
Se no ano passado o Ducato perdeu força por estar desatualizado, em 2019 o modelo voltou ao jogo e ficou em 2º lugar – porém, ainda longe dos números do rival Master.
Renault Master – 4.308 unidades
Fiat Ducato – 2.319
Volkswagen Express: 1.551
Hyundai HR – 1.262
Kia K2500 – 1.208
Furgões pequenos
O furgão da Fiat pode vender muito mais do que os rivais, que são maiores, mas isso não significa que a Peugeot Citroën não esteja comemorando o sucesso de Partner e Berlingo no Brasil. O Kangoo não aparece mais.
Fiat Fiorino – 7.554 unidades
Peugeot Partner – 982
Citroën Berlingo – 216
SW médio
Com números próximos, a Weekend ultrapassou a Space Fox, que era líder no ano passado.
Fiat Weekend – 1.875 unidades
Volkswagen Space Fox – 1.636
SW grande
Números cada vez menores e a quantidade cada vez mais escassa de integrantes mostram que as peruas estão morrendo no Brasil. A Golf Variant, por exemplo, lidera no segmento mesmo já não sendo mais vendida no Brasil desde fevereiro.
Volkswagen Golf Variant – 112 unidades
Volvo V60 – 54
Audi RS4 – 32
Monocab
O Fit mantém estáveis seus números por não possuir um rival direto. O modelo é estranhamente colocado ao lado dos furgões Doblò e Kangoo.
Honda Fit – 13.193 unidades
Fiat Doblò – 2.395
Renault Kangoo – 13
Grandcab
Assim como as peruas, as minivans também desapareceram do mercado brasileiro – e a Spin comemora isso com bons números de vendas. O C4 Picasso não está mais à venda no Brasil.
Chevrolet Spin – 13.273 unidades
Kia Carnival – 104
Citroën C4 Picasso – 39
Sports
As mudanças visuais e mecânicas trouxeram o Camaro de volta ao ranking, mas não foram suficientes para ele alcançar o Mustang, que vendeu mais do que o dobro no primeiro semestre de 2019. Em relação ao ano passado, o Audi TT deixou de aparecer entre os 5.
Ford Mustang – 213 unidades
Porsche 718 Boxster – 144
Porsche 911 – 92
Chevrolet Camaro – 87
Porsche 718 Cayman – 65
Fonte: G1