- Produtos são feitos com metais nobres e refletem na redução de emissões de gases nocivos ao meio ambiente;
- Equipamentos também estão disponíveis no segmento de aftermarket
A NGK, empresa especialista em sistema de ignição, expôs seu portfólio completo de velas especiais durante a Automec 2019, que aconteceu de 23 a 27 de abril, no São Paulo Expo, na capital. As velas especiais são capazes de melhorar a eficiência de queima da mistura ar/combustível, que proporciona um melhor desempenho do veículo, sem que sejam necessárias grandes adaptações no motor.
“Tendência no setor automotivo, as velas G-Power e Iridium IX foram desenvolvidas especialmente para o mercado de reposição, com o objetivo de beneficiar os veículos usados com a tecnologia presente nos mais recentes lançamentos das montadoras. A tecnologia de ponta dos componentes tem por função otimizar a queima da mistura ar/combustível que ingressa na câmara de combustão, melhorando o seu aproveitamento e, consequentemente, o desempenho do veículo”, explica o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.
As velas G-Power são voltadas para quem busca mais rendimento do motor sem realizar grandes mudanças, resultando em uma excelente relação custo-benefício. Com ponta de platina e diâmetro do eletrodo central de apenas 0,6 milímetros, o componente proporciona melhor ignibilidade, melhorando a performance do motor. Com cobertura de aproximadamente 70% da frota nacional.
Feitas de irídio, as velas especiais Iridium IX possuem o diferencial do metal extremamente duro, com o diâmetro da ponta do eletrodo central de até 0,4mm, que confere rendimento superior e melhor resistência ao desgaste. Por terem maior variedade de tipos e grau térmico, as velas de irídio também podem ser aplicadas em veículos de alto rendimento, representando o que há de mais moderno em tecnologia de velas de ignição disponível no mercado.
Vantagens das Velas Especiais
As velas especiais possuem metais nobres nas pontas dos eletrodos, os quais proporcionam maior resistência ao calor. Essa característica propicia uma grande vantagem para as velas especiais, pois permitem que seus eletrodos centrais sejam desenvolvidos com um diâmetro menor. Na vela G-Power (de platina) o diâmetro do eletrodo é de 0,6mm e na Iridium IX varia de 0,4 a 0,6mm, enquanto que em uma vela de níquel, seu diâmetro fica entre 1,9 e 2,3mm na maioria dos tipos.
Quanto menor o diâmetro do eletrodo central, menor será a perda de energia da centelha para os eletrodos da vela, desta forma temos mais energia para queimar a mistura ar/combustível, ou seja, os componentes especiais têm uma melhor queima. Além disso, as velas especiais possuem maior facilidade em gerar a centelha. A melhor ignibilidade proporciona ao veículo partidas mais rápidas e fáceis, garantindo melhores acelerações e estabilidade de marcha lenta, além de economia de combustível e redução nas emissões de poluentes.
Sobre a NGK
A NGK, referência mundial nos setores automotivo e de revestimentos porcelanizados, completará 60 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2019. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Ferramentas de Corte) e Belamari e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.300 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes.
Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online par a mecânicos e aplicadores.
Fonte: Printer Press Comunicação