São José dos Pinhais vai intensificar produção do recém-lançado T-Cross e do Fox. Golf seguirá em linha, mas tem produção paralisada por ora, para dar vazão ao SUV.
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (16) que retomará o segundo turno na fábrica de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, que estava paralisado há cerca de 2 anos.
Com ele, 500 funcionários que estavam em lay-off (suspensão temporária de contrato) retornarão ao trabalho a partir da próxima segunda (22). Outros 60 serão contratados entre maio e junho, afirmou o presidente da montadora no Brasil, o argentino Pablo Di Si.
Ele explicou que o objetivo é aumentar a produção do recém-lançado T-Cross, primeiro SUV compacto da montadora, e do Fox. A Volkswagen não revela números da fabricação.
Também na área da fábrica está a linha de montagem da Audi, outra marca do Grupo Volkswagen.
Exportação
“É para reforçar nossa produção, tanto do T-Cross como do Fox. Estamos muito otimistas com o mercado do Brasil em crescimento e em um segmento, que é SUV, que mais cresce no Brasil”, disse Di Si.
“O T-Cross é um carro que tem uma ambição de volume importante, não só para o Brasil, mas também para exportação. Ele vai ser exportado para mais de 50 países na América Latina”, Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da montadora no Brasil.
Volkswagen T-Cross — Foto: André Paixão/G1
Segundo Schmidt, primeiro o carro vai para o Chile, “nos próximos meses”, e depois para Uruguai, Colômbia e, “mais à frente”, Argentina.
“Por enquanto nós continuamos com o Golf, sem nenhuma novidade. O que existe é que nós estamos prevendo uma fábrica cheia de produção, principalmente com o T-Cross. Quanto mais vendermos, em algum momento, teremos que tomar uma decisão, mas não temos nenhuma pressa para tomar decisão sobre o Golf”, afimou Pablo Di Si.
“Nós fizemos um estoque desse produto para, na hora em que o T-Cross entrasse em produção, que é exatamente neste momento, a gente acelerasse essa produção do T-Cross”, explicou Schmidt.
Segundo a empresa, a intenção é continuar vendendo o Golf no Brasil através da fábrica de Curitiba, na versão GTI.
“O T-Cross é o primeiro de uma onda de SUVs que a gente quer fabricar aqui na região da América. Quem sabe, no futuro, não virão mais projetos aqui para o Paraná”, finalizou Schmidt.
Concessionária digital
A Volkswagen também anunciou a primeira concessionária digital no estado, no bairro Rebouças, em Curitiba. A atriz Deborah Secco participou da cerimônia de inauguração.
Deborah Secco em evento de inauguração de concessionária digital da Volkswagen em Curitiba — Foto: Leticia Paris/G1
Desde dezembro, a montadora passou a testar a venda de carros em espaços menores dos que os das concessionárias tradicionais, como shoppings, eventos e mesmo a casa do comprador. Até agora há 10 pontos desse tipo no Brasil, incluindo São Paulo e Salvador, além da capital paranaense.
A Fiat também anunciou ação semelhante no fim do ano passado.
Fonte: G1