Volkswagen lançou nesta segunda-feira (9) a nova geração do Tiguan no Brasil. O modelo desembarca no país com carroceria longa, chamada de Allspace. Ela tem capacidade para 5 ou 7 passageiros.
Há motorizações 1.4 de 150 cavalos ou 2.0 de 220 cv. Elas são identificadas pelos números referentes ao torque. A opção menos potente é chamada de 250 TSI porque seu motor tem 250 Nm de torque (o equivalente a 25,5 kmfm). Já o maior tem 350 Nm de torque, que equivale a 35,7 kgfm.
O Tiguan 1.4 sai de fábrica com tração dianteira e câmbio de dupla embreagem de 6 marchas. Já o 2.0 tem transmissão também de dupla embreagem, mas com 7 velocidades. A tração é integral.
Veja os preços e itens de série:
1.4 250 TSI – R$ 124.900
Sensores de estacionamento, controle de velocidade de cruzeiro, 6 airbags, ar-condicionado com 3 zonas de temperatura, direção elétrica, fixação Isofix, freio de estacionamento eletrônico, lanternas em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, start-stop e central multimídia de 8 polegadas
1.4 250 TSI Comfortline – R$ 149.990
Itens da versão anterior mais bancos de couro e do motorista com ajustes elétricos, detector de fadiga, faróis em LED com lavador, espelho retrovisor antiofuscante, terceira fileira de bancos, rodas de 18 polegadas e câmera de ré
2.0 350 TSI R-Line – R$ 179.990
Itens da versão anterior mais rodas de 19 polegadas, tração integral, seleção dos modos de condução (Normal, Sport, Eco, Comfort e Individual), acesso e partida sem a necessidade de chave na mão, assistente dinâmico de farol alto, quadro de instrumentos digital, detecção de pedestre, abertura e fechamento automático do porta-malas, sistema automático de estacionamento e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Maior do que o anterior
O Tiguan que acaba de chegar às lojas foi lançado no Salão de Detroit de 2017. Nesta nova geração, ele está bem maior do que a geração que se despede das lojas. Vale lembrar que, em outros mercados, há uma versão de carroceria mais curta.
No caso do modelo vendido por aqui, importado do México, o comprimento é de 4,71 metros e o entre-eixos é de 2,79 m.
Como comparação, o Tiguan que deixa de ser vendido no país tinha 4,43 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos. São 28 cm e 18 cm a menos, respectivamente. No porta-malas, o novo Tiguan leva 710 litros (quando a carroceria é para 5), contra 470 litros da geração anterior.
Na versão com carroceria para 7, o volume cai consideravelmente, para 216 litros.
‘Enxurrada de SUVs’
O Tiguan é construído sobre a plataforma MQB, a mesma de modelos como Polo, Virtus e Golf. Ele é o primeiro SUV da nova ofensiva da Volkswagen no Brasil. Além do Tiguan, serão outros 4 modelos.
Além dele, a marca irá mostrar ainda este ano o T-Cross, que chega em 2019 para disputar com Honda HR-V e Nissan Kicks a maior fatia do mercado de SUVs, dos compactos.
Para os próximos anos, haverá o Tarek, produzido na Argentina, que ficará entre T-Cross e Tiguan. Por fim, a marca estuda um modelo de entrada e outro no topo da linha, que pode ser o Atlas ou o novo Touareg – este revelado mês passado na China.
Fonte: G1