Primeiro SUV compacto da marca já está em pré-venda e chega com o objetivo de se tornar líder do segmento. Para isso, traz motores turbo, mas porta-malas abaixo da média.
A Volkswagen lançou nesta terça-feira (19) o T-Cross, primeiro SUV compacto da marca no Brasil. Já em pré-venda, ele estará nas lojas a partir de abril com preços iniciais que irão de R$ 84.990 a R$ 109.990 e o ambicioso objetivo de se tornar um dos utilitários esportivos mais vendidos do Brasil.
Para superar Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade, a Volkswagen aposta apenas em motores turbo: 1.0 de três cilindros e 128 cavalos (200 TSI) ou 1.4 de quatro cilindros e 150 cv (250 TSI).
Para o primeiro, há opção de câmbio manual ou automático de seis marchas. O segundo é sempre automático.
Pré-venda
O T-Cross já pode ser comprado por quem quiser tê-lo na garagem antes do lançamento oficial. São 800 unidades disponíveis – entre elas, 400 da Comfortline 200 TSI e 400 da Highline 250 TSI.
O comprador deve realizar o pagamento de um sinal de R$ 5 mil no ato da encomenda, que podem ser pagos no boleto ou no cartão de crédito.
Volkswagen T-Cross chega com 4 versões diferentes — Foto: André Paixão/G1
Versões
Ao todo, serão 4 versões e um pacote limitado exclusivo para o lançamento. Assim, o T-Cross terá preços que irão de iniciais R$ 84.990para a configuração 200 TSI manual a R$ 124.840 na Highline 250 TSI com todos os opcionais. As 3 primeiras revisões serão gratuitas. Veja os detalhes abaixo:
- T-Cross 200 TSI manual (R$ 84.990)
- T-Cross 200 TSI automático (R$ 94.490)
- T-Cross Comfortline 200 TSI automático (R$ 99.990)
- T-Cross Highline 250 TSI automático (R$ 109.990)
T-Cross tem duas motorizações diferentes: 1.0 turbo e 1.4 turbo — Foto: André Paixão/G1
- 200 TSI manual (R$ 84.990):
Entre os itens de série de todas as versões há 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade, freio a disco nas 4 rodas, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros e sistema de fixação de cadeirinhas infantis (Isofix).
Há ainda faróis de neblina, leds para condução diurna, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, vidros e travas elétricos, volante multifuncional e suporte para smartphone com USB para recarga.
Para a versão 200 TSI com câmbio manual, o pacote opcional Interactive I (R$ 1.720) adiciona central multimídia com App-Connect, dois alto-falantes (são 4 de série), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros.
- 200 TSI automático (R$ 94.490):
A versão 200 TSI com câmbio automático acrescenta piloto automático, apoio de braço central, volante revestido de couro com aletas para trocas manuais de marcha, duas entradas USB e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e central multimídia com tela de 6,5 polegadas e App-Connect.
Para a segunda versão, há como opção o pacote Interactive II (R$ 1.590), com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e retrovisores com rebatimento elétrico.
Volkswagen T-Cross terá grande variedade de cores — Foto: Divulgação/Volkswagen
- Comfortline 200 TSI automático (R$ 99.990):
Adiciona às configurações anteriores itens como ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, manopla do câmbio de couro, porta-luvas refrigerado, rodas aro 17, sensores de estacionamento dianteiros e sistema de frenagem automático pós-colisão.
Para o T-Cross Comfortline existem 4 pacotes opcionais. O Exclusive & Interactive (R$ 3.950) inclui central multimídia com GPS, tela de 8 polegadas, comandos por voz e entrada USB no console, iluminação ambiente, chave presencial com partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e tapetes de carpete.
O Sky View II (R$ 4.800) tem teto panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e faróis automáticos. O Design View (R$ 1.950) adiciona bancos de couro e apliques no painel na cor bronze. O último, Premium (R$ 6.050), tem sistema de estacionamento semiautônomo, faróis full-led e som Beats.
- Highline 250 TSI automático (R$ 109.990):
O modelo topo de linha tem, de série, bancos de couro, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação ambiente em led, detector de fadiga, chave presencial, sistema start-stop, sensor de chuva e faróis automáticos.
São 3 kits opcionais para o T-Cross mais caro. O Innovation (R$ 4.000)adiciona o quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8 polegadas, GPS, comandos por voz e USB no console e seletor de modos de condução.
O Sky View (R$ 4.800) inclui teto panorâmico. Já o Tech&Beats (R$ 6.050) adiciona ainda o sistema de estacionamento semi-autônomo, faróis full-led e sistema de som Beats.
- First Edition (R$ 117.490):
Para o lançamento, o pacote First Edition será limitado a 1.000 unidades. Ele custará R$ 7.500, terá como base a versão topo de linha Highline (R$ 109.990) e sairá em 3 opções de cor: bronze, branco ou laranja. Os modelos disponíveis na pré-venda já podem incluir o pacote.
Além do visual exclusivo, o T-Cross First Edition terá de série itens como rodas de 17 polegadas, quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8 polegadas, comandos por voz e GPS, seletor de modos de condução e sistema de som Beats.
Como opcionais, o modelo terá à disposição o pacote Tech for First Edition (R$ 4.200) com estacionamento semi-autônomo e faróis full-led e o teto solar panorâmico (R$ 4.800).
Visão do motorista no Volkswagen T-Cross — Foto: Fábio Tito/G1
Compare com os rivais
O T-Cross é produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que recebeu investimento de R$ 2 bilhões para sua produção, e divide a linha de montagem com Golf e Fox. A unidade retomará o funcionamento do segundo turno a partir de abril e o trabalho de 500 funcionários atualmente afastados em regime de layoff.
No entanto, o SUV compacto utiliza a plataforma MQB A0, compartilhada com Polo e Virtus. Ele inclusive “herdou” o entre-eixos de 2,65 metros do segundo. Este número faz dele um dos melhores do segmento neste quesito, apesar de ter carroceria mais curta do que seus concorrentes diretos.
No entanto, o porta-malas de 373 litros fica abaixo da média. Entre os 4 SUVs compactos mais vendidos no Brasil em 2018, ele só fica acima do Jeep Renegade, com 320 litros.
Falando na concorrência, compare abaixo o T-Cross com seus grandes rivais.
T-Cross x rivais
Motorização | Câmbio | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Porta-malas | |
Volkswagen T-Cross | 1.0 e 1.4 – 128 cv e 150 cv | automático, 6 marchas | 4,20 metros | 2,65 metros | não informado | 373 litros |
Hyundai Creta | 1.6 e 2.0 – 130 cv e 166 cv | automático, 6 marchas | 4,27m | 2,59m | 1,78m | 431 l |
Honda HR-V | 1.8 – 140 cv | CVT | 4,33m | 2,61m | 1,77m | 437 l |
Nissan Kicks | 1.6 – 114 cv | CVT | 4,29m | 2,61m | 1,76m | 432 l |
Jeep Renegade | 1.8 e 2.0 diesel – 139 cv e 170 cv | automático, 6 e 9 marchas | 4,29m | 2,57m | 1,81m | 320 l |
Câmbio do novo Volkswagen T-Cross — Foto: Fábio Tito/G1
Volkswagen T-Cross terá motorizações 1.0 turbo e 1.4 turbo, sempre com câmbio automático — Foto: Fábio Tito/G1
Visual da dianteira do novo Volkswagen T-Cross — Foto: Fábio Tito/G1
Fonte: G1