Modelo será a estrela da marca no Salão de São Paulo e chega às lojas no início de 2019 para buscar liderança do segmento. Estreia mundial ocorreu em eventos no Brasil, Holanda e Ásia.
Após mostrar o carro camuflado e divulgar vários teasers, a Volkswagen finalmente apresentou a versão de produção do T-Cross, que chega para brigar com Jeep Renegade, Honda HR-V, Ford EcoSport e Nissan Kicks. O primeiro SUV compacto da montadora foi exibido em eventos no Brasil, na Holanda e na Ásia nesta quinta-feira (25).
No entanto, os modelos são diferentes para cada mercado. A versão nacional será produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
A primeira aparição para o público vai ser no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro. As vendas do T-Cross só começarão no início do segundo trimestre do ano que vem, entre abril e maio.
O que você achou do Volkswagen T-Cross?
Os preços permanecem em segredo, mas a fabricante promete valores que acompanhem a concorrência – especialmente para as versões 1.0 turbo, com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menor. Uma estimativa conservadora de preços é na faixa entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.
A empresa também não descarta oferecer motor 1.6 aspirado e configurações com câmbio manual. “Novidades, só daqui duas semanas, no salão”, brincou o presidente da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si.
Porta-malas menor
A versão nacional é maior do que a europeia. São 4,20 metros de comprimento, contra 4,11m do carro que será vendido na Europa. Largura e distância entre-eixos também são melhores no modelo brasileiro.
O entre-eixos é o mesmo do sedã Virtus, de 2,65 m. Isso porque os dois modelos utilizam a mesma plataforma, chamada de MQB A0, comum também a Polo, Golf e Jetta.
O porta-malas do T-Cross terá entre 373 litros e 420 l, de acordo com a posição do banco traseiro.
Medidas do T-Cross e dos rivais
comprimento | entre-eixos | altura | porta-malas | |
VW T-Cross | 4,20 m | 2,65 m | 1,56 m | 373-420 l |
Honda HR-V | 4,29 m | 2,61 m | 1,58 m | 437 l |
Hyundai Creta | 4,27 m | 2,59 m | 1,64 m | 431 l |
Nissan Kicks | 4,29 m | 2,61 m | 1,59 m | 432 l |
Jeep Renegade | 4,24 m | 2,57 m | 1,72 m | 320 l |
Ford EcoSport | 4,27 m | 2,52 m | 1,69 m | 362 l |
Brasil x Europa
Além de ser maior, T-Cross brasileiro tem pequenas, mas notáveis alterações na aparência em relação ao europeu.
Os para-choques têm maior quantidade de plástico sem pintura, as rodas são menores e com desenho exclusivo, enquanto as lanternas têm arranjo interno diferente e mais simples.
O interior da versão brasileira é diferente da versão europeia, que segue o mesmo padrão visto em outros modelo nacionais, como o Polo. O acabamento fica na média do segmento, e tem aparência moderna.
Ambição de ser líder
A marca pretende emplacar cerca de 5 mil unidades mensais do modelo, com a ambição de chegar à liderança entre os SUVs compactos. Hoje, os 3 primeiros colocados conseguem vender, em média, 4 mil exemplares por mês.
Para reforçar as vendas, o T-Cross terá ainda uma configuração voltada ao público PCD (Pessoas com Deficiência), abaixo de R$ 70 mil, de acordo com a lei que prevê descontos no IPI e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Esta, porém, não chegará logo no início das vendas.
Além disso, a Volks promete uma lista de equipamentos recheada. A montadora ainda não divulgou o conteúdo de cada configuração, apenas citou alguns itens de série, como:
- 6 airbags (2 dianteiros obrigatórios mais 2 laterais e 2 do tipo “cortina”)
- controle de estabilidade (que será exigido de carros inéditos a partir de 2020)
- freios a disco nas 4 rodas
Veja alguns dos equipamentos:
- ar-condicionado digital
- partida com botão
- faróis de LED
- LEDs diurnos (DRL)
- teto solar panorâmico
- rodas de 16 ou 17 polegadas
- assistente de estacionamento
- sensor dianteiro e traseiro de estacionamento
- alerta de fadiga do motorista
- sistema de som da marca Beats
- saídas de ar traseiras
- 4 entradas USB
- seletor de modo de condução
- start stop (só no 1.4, desligando o motor em paradas temporárias)
- central multimídia de 8 polegadas (opcional)
- virtual cockpit (opcional)
Cores da carroceria: branco, preto, prata, cinza, vermelho, bronze, laranja e azul.
Vai de turbo
O T-Cross nacional será vendido com duas motorizações, sempre com turbo. O 1.0 de 3 cilindros e 128 cavalos já é conhecida, e está presente em Polo, Virtus e Golf. Também é uma 1.4 de 150 cv, disponível também no Golf, Tiguan e Jetta.
As duas opções são casadas com um câmbio automático de 6 marchas, e inicialmente não há opção de tração integral.
Fonte: G1