G1 deu ‘voltinha’ no modelo em pista fechada em SP: dirigibilidade segue as características da marca e a suspensão é voltada para o conforto. Modelo é mais curto e baixo que rivais.
Maior aposta da Volkswagen na “ofensiva de SUVs” de que a marca tanto fala, o T-Cross foi mostrado pela primeira vez em ação no Brasil, onde faz “testes finais”, nesta quarta-feira (3).
O G1 teve um breve contato com o modelo, ainda com a frente a traseira camufladas, em um circuito fechado no interior de São Paulo.
O “SUV do Polo” chega às lojas só no ano que vem, mas já vai tirar esse disfarce no Salão do Automóvel de SP, no próximo mês, onde será revelado por completo.
A montadora vem soltando informações aos poucos, guardando o essencial para o final: os preços só devem sair em 2019 mesmo.
Nesta quarta, ela informou as medidas do T-Cross, que será um pouco mais curto e um pouco mais baixo do que os atuais líderes do segmento, Honda HR-V e Hyundai Creta, porém com mais espaço interno.
Veja abaixo o que já se sabe do SUV e quais foram as impressões após a “voltinha” que a marca permitiu dar com o carro.
Ao volante
Foi um contato bem breve, mas deu para ver que o SUV tem a dirigibilidade típica da marca. Direção bem direta, firme e bom escalonamento das marchas (apesar de menos suave em relação ao novo Jetta, que tem o mesmo conjunto).
O acerto dá segurança em uma tocada mais rápida, mas não pense que o T-Cross é um carro esportivo: o foco é o conforto.
O carro disponibilizado nesta quarta era equipado com motor 1.4 turbo (150 cv). Como já é sabido, o T-Cross também terá a opção do 1.0 turbo (128 cv). Ambos são flex e serão combinados com câmbio automático de 6 marchas. São os mesmos conjuntos do Golf.
Tamanho
O T-Cross sai da mesma “forma” que o novos Polo e Golf, a plataforma MQB. Mas até para afastar o modelo de apelido de “SUV do Polo”, a montadora faz questão de mostrar que ele é maior que o hatch.
O tamanho é parecido com os dos principais concorrentes, apesar de o Volkswagen ser um pouco mais curto e mais baixo que o HR-V e o Creta (compare abaixo).
Porém, ele tem distância entre-eixos maior que os rivais – e também do que o T-Cross europeu. É a mesma do sedã Virtus Isto influencia no espaço interno.
Além disso, ele terá altura maior em relação ao solo aqui do que lá fora.
Fora experimentar o espaço, não foi possível avaliar o nível de acabamento da cabine, que ainda não era a definitiva no evento desta quarta. O que se sabe é que ele terá iluminação de LED indireta no painel, como no novo Jetta, e saídas de ar traseiras.
Fonte: G1