A inteligência dos veículos futuros será controlada por alguns computadores centrais extremamente poderosos. Eles executarão as funções de software de computação intensiva que controlam importantes áreas do veículo. Isso inclui condução automatizada, mobilidade elétrica, controle de movimento do veículo e segurança integrada. Assim, computadores de alto desempenho e funções de software inteligentes são os principais capacitadores para os veículos definidos por software do futuro e proporcionam uma experiência de mobilidade segura e inteligente para os consumidores contemporâneos.
Na Auto Shanghai 2021, a ZF apresentou a próxima geração de seu ZF ProAI. “Trata-se é do supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do mundo”, enfatizou o Dr. Holger Klein, membro do conselho da ZF para a região Ásia-Pacífico, na Auto Shanghai. Projetado para os requisitos de veículos definidos por software e suas novas arquiteturas elétricas / eletrônicas, este computador de alto desempenho dotado de inteligência artificial (IA) pode servir como domínio, zona ou controlador central. É adequado para qualquer tipo de veículo e para todos os níveis de condução automatizada ou autônoma, desde o Nível 2 ao Nível 5. O ZF ProAI entrará em produção em série até 2024.
“Vários pedidos importantes para nossa plataforma de computação de alto desempenho confirmam nossa posição de vanguarda para impulsionar a inteligência dos veículos”, disse o Dr. Holger Klein. “Oferecendo alto poder de computação, soluções de software de ponta, sensores e atuadores inteligentes de uma única fonte, a ZF cria novas possibilidades para modelos de negócios baseados em dados para a mobilidade da próxima geração”.
ZF ProAI – o supercomputador automotivo mais poderoso do mundo
Menor, mais econômico, mas também mais poderoso do que nunca, o ZF ProAI foi atualizado em muitos aspectos. Além de melhor desempenho computacional com até 66% mais teraOPS, ele consome simultaneamente até 70% menos energia (3 teraOPS por Watt em média).
Seus recursos de IA são otimizados para processos de aprendizagem profunda, aprimorando ainda mais sua capacidade de fornecer recursos de segurança avançados. A placa oferece uma fusão de 360° orientada por GPU – Graphics Processing Unit, ou unidade de processamento gráfico, mais conhecido como placas de vídeo, de todos os dados de sensor disponíveis, incluindo os de medição ambiental de radares, LiDARs, câmeras e padrões de áudio. Além disso, também economiza espaço de instalação necessário.
Mesmo considerando as opções de resfriamento disponíveis – passivo, a ar e a líquido, dependendo do desempenho desejado, a maioria dos modelos ZF ProAI virá no mesmo invólucro padrão 24x14x5cm. Como um produto automotivo, seu interior de alta tecnologia é resistente e confiável sob condições adversas e também oferece as mais recentes proteções contra ameaças cibernéticas.
A configuração modular do supercomputador significa que ele pode ser equipado com variantes System-on-Chip (SoC) de diferentes fabricantes para obter a solução preferida de cada cliente. Da mesma forma, ele pode operar o software da própria ZF ou de outros desenvolvedores ou fornecedores terceirizados. Conectores padronizados e a opção de conectar mais unidades ZF ProAI o tornam flexível para uso e instalação em qualquer tipo de veículo.
A placa de alto desempenho da ZF oferece flexibilidade para atingir capacidade de computação de 20 a 1.000 teraOPS. Isso equivale a um quatrilhão de operações de computação por segundo. Adicionando a variedade de opções de resfriamento disponíveis, as montadoras agora podem encontrar uma solução personalizada para todas as suas plataformas de veículos, aplicativos de software e arquiteturas elétricas / eletrônicas, por meio de um único tipo de unidade de controle. Isso aumenta a eficiência e reduz custos.
A ZF também fornece uma interface de dados de medição (em inglês MDI) para que o ProAI encaminhe os dados coletados do sensor inalterados para um sistema de armazenamento central, para fins de desenvolvimento e teste. Isso torna muito mais fácil para os desenvolvedores treinarem a inteligência artificial para uma condução autônoma.
Solução para estacionamento automatizado (Valet) tem excelente custo-benefício
A ZF está atualmente desenvolvendo globalmente o primeiro sistema de estacionamento com manobrista, que permite o estacionamento sem motorista, dependendo apenas do conjunto de sensores do veículo, independente de uma infraestrutura de garagem pré-mapeada. Na Auto Shanghai 2021, a ZF demonstrou a tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (vSLAM) para o público, que permite localização precisa em centímetros e geração de mapas em tempo real. O conjunto de sensores é baseado principalmente em uma câmera frontal, um radar frontal, quatro câmeras circundantes e doze ultrassônicos, mas escalável com sensores mais avançados, bem como conectividade.
“Todo o sistema foi desenvolvido na China e terá sua estreia em uma montadora chinesa no final de 2022”, disse Renee Wang, presidente da ZF China e vice-presidente sênior de operações para a região da Ásia-Pacífico. “Acreditamos que este sistema de estacionamento com manobrista automatizado independente de infraestrutura da ZF será uma solução econômica para muitas montadoras globais.”
Principais sistemas de assistência para veículos comerciais
Como líder em tecnologias para veículos comerciais, a ZF demonstrará sua ampla gama de soluções de direção inteligentes, eficientes e automatizadas. O sistema de frenagem de emergência mais avançado da ZF para veículos comerciais, OnGuardMAX, tem seu lançamento global na Auto Shanghai e sua estreia nas estradas chinesas. A tecnologia pode identificar e, se necessário, reagir com precisão a uma ampla gama de objetos em movimento ou não, incluindo veículos e pedestres. O OnGuardMAX pode apoiar o motorista de forma confiável em uma variedade de situações de condução perigosas, ajudando a reduzir efetivamente o risco de acidentes.
Atendendo à crescente demanda por maior eficiência do veículo e redução da emissão de CO2 para apoiar a sustentabilidade global, a ZF apresenta o OptiPace, um sistema Predictive Economical Cruise Control (PECC) ou Controle de Cruzeiro Econômico Preditivo, que pode antecipar e adaptar a velocidade mais econômica do veículo com base na topografia da estrada à frente para ajudar a minimizar o consumo de combustível, desgaste das pastilhas de freio e emissões.
A Autonomous Driving Open Platform Technology (ADOPT) oferece um modelo de indústria eficiente e flexível para o desenvolvimento de aplicações de condução autônoma para veículos comerciais. Ele traduz as instruções da inteligência artificial de condução autônoma em comandos reais de movimento do veículo, permitindo o controle de todos os sistemas de acionamento do veículo relevantes.
Vídeo (em inglês) sobre supercomputador ZF ProAI – https://youtu.be/hTUuw6GUPRk
Fonte: MM EDITORIAL