ZF oferece sistemas mecânicos inteligentes para cada etapa da cadeia de fornecimento interconectada, desde a produção até o cliente final
Uma logística inteligente é a base para o sucesso econômico. Processos interligados e automatizados podem reduzir significativamente o tempo de paralisações e custos, ao mesmo tempo em que aumentam a confiabilidade para os clientes finais. Existem muitas formas de se ajustar a cadeia de fornecimento para otimizar a eficiência. Na feira Hannover Messe deste ano, que acontece de 01 a 05 de abril, a ZF mostrará como os vários sistemas mecânicos inteligentes do Grupo asseguram um rendimento máximo ao interagir com uma cadeia de fornecimento amplamente conectada.
“Se você quiser otimizar a logística de forma sustentável é preciso levar em consideração toda a cadeia de fornecimento. A começar pela produção, isso inclui os processos de fornecimento internos e externos e termina no cliente final”, comentou Wilhelm Rehm, membro do Board of Management da ZF Friedrichshafen AG, responsável por Tecnologia Industrial e por Veículos Comerciais. “Na ZF estamos idealmente posicionados em todas as áreas da mobilidade, graças à nossa competência em sistemas, o que nos permite oferecer soluções inteligentes a cada etapa de uma cadeia de fornecimento amplamente interconectada”.
Cópia digital em nuvem e big data para processos otimizados de produção
Na feira Hannover Messe deste ano, a ZF demonstrará cadeias de fornecimento otimizadas e conectadas. Ao mesmo tempo, a empresa de tecnologia está perseguindo o seu objetivo de alcançar uma logística sem emissões. O estande da empresa demonstrará o ciclo de vida útil do eixo de tração elétrica eVD2, que começará a ser produzido em escala neste ano, para um fabricante internacional de veículos de passageiros premium. O ponto de partida é uma bancada de testes para acionamentos elétricos recém-desenvolvida pelo Grupo.
Os resultados de elevado valor dos ensaios contribuem para a otimização contínua do processo de produção. Utilizando abordagens com big data, as áreas de produção que sejam potencialmente problemáticas podem ser identificadas e eliminadas ou otimizadas prontamente, antes que ocorram grandes custos decorrentes de rejeições. Uma cópia digital, onde os resultados dos ensaios são armazenados, é simultaneamente criada na nuvem ZF Cloud, a partir dos dados obtidos para cada tração elétrica produzida. Essa “certidão de nascimento digital” fornece informações relevantes sobre logística e clientes para o respectivo módulo de tração. Equipada com uma tag fornecida pela solução de rastreamento de ativos deTAGtive, que digitalmente rastreia a localização e a condição, a tração elétrica está pronta para ser utilizada no segmento de transporte e logística.
Em um ambiente da Indústria 4.0, nossa visão é de que esta condição seria automatizada: Um braço robótico carrega o acionamento da bancada de testes para a empilhadeira ZF Innovation Forklift, que foi previamente informada através da nuvem sobre a operação. Graças à interligação com o sistema de recebimento de produtos, a empilhadeira sabe exatamente qual é o destino da mercadoria e irá, de forma independente, até a doca de carga correta. Durante o seu deslocamento, a empilhadeira reconhece e evita quaisquer pedestres ou obstáculos à sua volta, graças à sua tecnologia de sensores controlada pela central eletrônica atualmente mais poderosa da indústria, o supercomputador ZF ProAI.
Com o caminhão ZF Innovation Truck, outro veículo inteligente assumirá a próxima etapa da cadeia logística. O caminhão está equipado com funções de condução autônoma que permitem a realização de manobras na área do terminal de carga, dispensando a ação de um motorista para, por exemplo, posicionar o veículo de marcha a ré em direção à doca. Isso ajuda a reduzir acidentes, danos materiais e interrupções. Ao percorrer curtas distâncias, utilizando apenas energia elétrica graças ao sistema de transmissão híbrida, a TraXon Hybrid, as emissões do caminhão também são minimizadas. O Innovation Truck também se diferencia no transporte de longas distâncias, pois possui a tecnologia necessária para viajar com outros caminhões, em forma de comboio. O consumo de combustível pode então ser reduzido em até 20%. Além disso, ao utilizar os dados disponíveis na nuvem ZF Cloud, o cliente pode rastrear o transporte em cada etapa.
“Com a nossa plataforma IoT, criamos uma importante ferramenta para avançar de forma ativa a digitalização da logística”, disse o Dr. Klaus Geißdörfer, head da Divisão de Tecnologia Industrial da ZF. “A nuvem ZF Cloud constitui a base para inovações conectadas de forma inteligente dos setores de carros de passeio e veículos comerciais com os sistemas de tecnologia industrial”.
Zero emissões e confiabilidade até o ultimo quilômetro do processo de entrega
Na cadeia de fornecimento conectado da ZF, o próprio produto contribui para uma logística eficiente e limpa. Com o eVD2, a ZF disponibiliza aos seus clientes uma tração elétrica robusta e poderosa para veículos comerciais leves, que é ideal para caminhões de entrega e, particularmente, para o “último quilômetro” do processo de entrega. As normas cada vez mais rigorosas para emissões nas cidades fazem com que veículos com tração totalmente elétrica sejam a melhor opção para os últimos quilômetros a serem percorridos até o cliente final. Para assegurar o funcionamento correto da tração – e, portanto, a entrega confiável das encomendas ao destinatário – o frotista pode, a qualquer momento, acessar as informações do eixo eVD2. Ao alimentar esses dados na nuvem ZF Cloud, a manutenção preditiva permite que o operador da frota seja informado sobre quando a manutenção deverá ser feita, antes que surjam problemas potenciais – e os dados também permitem que a empresa de tecnologia otimize continuamente sua unidade.
Fonte: MM Editorial