A Automechanika Frankfurt deste ano, que se realizará de 14 a 16 de setembro, será diferente de qualquer outra com seu formato ‘Digital Plus’ único. Além de uma exposição física compacta, o foco principal da Automechanika será o de oferecer a todos os participantes a oportunidade de fazer networking e apresentar suas empresas digitalmente. A nova opção, que atualmente está sendo introduzida na indústria, reduzirá ao mínimo os preparativos para feiras. Já para o próximo ano, de 13 a 17 de setembro, a principal feira internacional do aftermarket automotivo deverá retornar ao recinto de exposições de Frankfurt em seu formato familiar. Os organizadores decidiram mudar o curso em relação aos preparativos para a primeira Automechanika híbrida, pelo menos para a exposição física.
Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt, explica: “Como resultado das contínuas dificuldades colocadas pela pandemia, não seremos capazes de satisfazer as expectativas de nossos clientes para uma feira comercial internacional líder em setembro deste ano (2021).
O evento não requer apenas aprovações oficiais, mas também não deverá ser possível, para os parceiros internacionais, viajar para o exterior por ocasião da realização da feira. No entanto, isso não muda a necessidade da indústria automotiva de ter uma plataforma onde todos possam fazer negócios este ano, e nossos clientes e associações da indústria concordaram com esta visão. É por isso que decidimos modificar nosso conceito para a Automechanika deste ano: De acordo com o princípio ‘plug-and-play’, estamos oferecendo oportunidades para expor e fazer networking pessoalmente no recinto da feira, enquanto mantemos os preparativos, riscos e custos para um mínimo. Para 2022, planejamos voltar a realizar mais uma vez a Automechanika Frankfurt em seu formato de feira comercial familiar”. O novo conceito oferecerá às empresas uma variedade de formatos de apresentação à escolha do expositor, bem como várias salas de networking nas quais encontros de negócios pessoais poderão ocorrer de acordo com as medidas de proteção contra o coronavírus aplicáveis. As empresas que não puderem viajar para Frankfurt devido a restrições de viagens, poderão apresentar seus produtos em uma plataforma digital, através da qual também poderão se encontrar e interagir com os visitantes.
A Messe Frankfurt informou em março deste ano sobre as oportunidades digitais expandidas em ofertas que prometem maximizar as oportunidades de networking dos expositores com alcance internacional. Pela primeira vez, os expositores terão a chance de transmitir ao vivo seus produtos e inovações. Todos os participantes se beneficiarão do matchmaking digital e das ferramentas de agendamento, bem como das facilidades para chats ao vivo e videochamadas 1: 1. A maioria dos vídeos, bem como as informações de produtos dos expositores e perfi s de empresas, permanecerão on-line mesmo após
o término do evento.
A exposição será centrada em torno do Festhalle na parte leste do recinto de exposições. Um show de inovação, área de networking e passeio de produtos estão planejados. Os visitantes também podem contar com um programa de apoio cativante com foco nos tópicos e tendências mais recentes. Olaf Mußhoff, diretor da Automechanika Frankfurt
afi rma: “Mesmo antes da Covid-19, havia muita pressão sobre a indústria automotiva para mudar, para aumentar o investimento em digitalização, em cadeias de suprimentos que são resilientes e inteligentes e para se desenvolver ainda mais. Agora, a pandemia tornou essas preocupações ainda mais urgentes. Alguns participantes da indústria já responderam aos novos requisitos com novas ideias de negócios, conceitos e soluções.
Já estou ansioso por todas as apresentações e discussões fascinantes que acontecerão na Automechanika Academy, nas quais os visitantes poderão participar no local e on-line através de transmissão ao vivo”. O novo ‘Future Mobility Park’ – um circuito inovador de teste e experiência localizado ao ar livre no coração do recinto de exposições – será uma vitrine de soluções para a mobilidade do amanhã.
Bem ao lado do Festhalle, o Hypermotion acontecerá ao mesmo tempo que a Automechanika. Esta será a primeira vez que usuários e desenvolvedores das áreas de mobilidade e logística se reunirão aqui com o mercado de reposição automotivo. Isso criará sinergias valiosas para os participantes de ambos os eventos, pois a indústria automotiva é líder no setor de mobilidade, enquanto a logística automotiva responde por uma parcela signifi cativa do setor de logística.
Juntos, eles criam soluções um para o outro, e é claro que os desafi os e problemas que enfrentam são, também, semelhantes.
Danilo Kirschner, diretor da Hypermotion Frankfurt, afirma: “Existem interfaces tecnológicas fascinantes entre esses dois ventos, incluindo sistemas de acionamento alternativos, materiais leves e construção, sistemas IoT (sigla em inglês para “Informática das coisas”), a criação e otimização de cadeias de suprimentos internacionais resilientes e muito mais”.
A partir de 2022, a Automechanika voltara a acontecer a cada dois anos, nos anos pares.
Escrito por: Jarbas Ávila