Neste sentido, a empresa está apoiando a CCC (China Car Custom), que abriu de apresentar um novo esportivo totalmente elétrico, o SC01. O carro de duas portas é equipado com dois motores elétricos capazes de gerar o equivalente a 429 cavalos de força. Além disso, o carro acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos. Outro ponto positivo do veículo é o seu baixo peso – 1.300kg – que deve contribuir para um bom desempenho nas pistas.
O modelo do SC01, com 4,08 metros de comprimento, remete a um dos carros conceito da montadora italiana Lancia, apresentado em 2010, o Stratos, com 4,18 metros de comprimento e cerca de 1.270 quilos. Apesar da ideia inovadora, o projeto não vingou e, consequentemente, o carro não foi lançado. Além dos fatores de desempenho, o visual e o preço de US$ também são atrativos do SC01. Conforme a CCC, o EV já está em pré-venda, sendo necessário o pagamento de uma taxa de reserva de apenas US$28 para garantir um lugar na fila de espera.
Xiaomi deseja investimentos no setor de carros elétricos
Embora seja uma empresa nova no mercado, é esperado que a Xiaomi seja uma referência em relação ao apoio para atrair compradores e novos investimentos. Apesar dos investimentos no SC01 e outros carros elétricos, ainda não se sabe se o modelo será exportado para outros países, além da China. Dessa forma, o envolvimento da fabricante de celulares com a montadora não é nada surpreendente. Isso porque a Xiaomi cogita lançar sua própria linha de carros elétricos até 2024.
Carros elétricos tem crescimento exponencial no mundo
No primeiro semestre de 2022, as vendas de carros elétricos cresceram 63% em todo o mundo, em comparação ao mesmo período de 2022, com 4,3 milhões de unidades vendidas. O estudo realizado pela BloombergNEF (BNEF) apontou que China e Europa são líderes do mercado, com 84% dos veículos vendidos no primeiro semestres do ano. A pesquisa ainda aponta que os carros elétricos respondem por 13% das vendas de veículos de passageiros nos primeiros seis meses do ano, ou 9%, quando excluídos os híbridos plug-in. A medida é a mesma do quarto trimestre de 2021, entretanto, ainda é superior ao total registrado no ano passado.
Hoje, a frota global de carros elétricos de passageiros cresce em média de 59% ao ano desde 2015. Em junho deste ano, somou 21 milhões de veículos em circulação. Atualmente, quase metade desse número está na China, com 47%, seguido pela Europa, com 32%. Por fim, a BNEF estima que 1,7% dos carros nas ruas e estradas do mundo são elétricos, sendo um avanço em relação ao percentual registrado no fim de 2021, que marcou 1,3%.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás