Após Ford encerrar produção e largar o Brasil, Grupo Stellantis dono das marcas Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, fecha fábrica de motores da Fiat com 25 anos de operação em Campo Largo – PR. A unidade conta com 210 funcionários, e montadora se propôs realocá-los para outras unidades da empresa pelo país ou auxiliar na transição de quem quiser ficar pela região.
Com isso, toda a produção de motores da empresa ficará concentrada em Betim (MG), onde há outra planta de motores das marcas Jeep e Fiat, concentrada em Betim melhorando condições logísticas.
Fiat e.TorQ sai de linha e será substituído por motores turbinados.
Confira a nota na íntegra:
“A Stellantis segue com o plano estratégico de neutralizar globalmente suas emissões até 2038.
Dentro das medidas que visam acelerar a redução de 50% em emissões de carbono já em 2030, decidiu concentrar a produção em motores mais modernos, que além de atenderem às novas e futuras regulamentações, oferecem ao consumidor os mais altos níveis de tecnologia, economia, performance e eficiência, em linha com a tendência global de downsizing.
O foco na fabricação de motores mais modernos foi antecipado pela Companhia, que já propôs a transferência de trabalhadores para outras de suas unidades no Brasil, ao mesmo tempo em que auxilia na transição dos que decidirem permanecer junto às demais empresas locais. A partir de hoje, todo apoio individual será fornecido pela empresa.
A Companhia também trabalha com investidores para desenvolver projetos futuros e inovadores na área.
A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse o site da empresa”
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás