A pouca autonomia e o longo tempo para a recarga da bateria ainda são grandes problemas para aqueles que planejam comprar um carro ou uma moto elétrica. Sendo assim, diversas marcas estão aplicando novos investimentos em tecnologias e produtos. A mais recente inovação promete um modelo com mais de 300 km de autonomia sem precisar se conectar à tomada. O modelo recebeu o nome Ultraviolette F77.
A responsável pelo veículo é a marca Ultraviolette, sediada na cidade de Bangalore, na Índia. Essa startup de mobilidade anunciou seu modelo elétrico Ultraviolette F77 durante o primeiro evento “Battery Day”, em sua unidade de produção, neste mês de outubro.
O principal diferencial da moto elétrica foi sua autonomia impressionante de 307 km com apenas uma carga. Além disso, a empresa apresentou o novo modelo em especificação de produção sem a carenagem, revelando o quadro revisado, o braço oscilante e a bateria recém-criada.
Vale mencionar que, esta é a segunda geração da Ultraviolette F77, agora equipada com uma bateria fixa de 10,5 kWh. De acordo com a marca, a promessa é uma capacidade de bateria 2,5 x maior que a unidade anterior.
Sendo assim, o modelo possui efetivamente a maior capacidade de bateria em qualquer veículo elétrico de duas rodas da Índia. Para aqueles que não sabem, quando a primeira geração da moto elétrica estreou, em 2019, possuía alcance de apenas 150 km. De acordo com a Ultraviolette, o salto no nível de autonomia aconteceu devido a pesquisas e um novo formato de desenvolvimento da unidade de armazenamento de energia.
Moto elétrica deve chegar ao mercado até o fim deste ano
A nova bateria, que oferece uma melhor autonomia, agora também conta com uma carcaça de alumínio. Entretanto, o peso do componente também aumentou para 50 kg. Em comparação, a versão de primeira geração da moto possuía três baterias portáteis e removíveis, agora é apenas uma bateria fixa.
O desempenho no mundo real da nova F77 ainda está para ser visto, entretanto, a empresa está visando o setor de 300 – 400 cilindradas do modelo. É importante mencionar que a primeira geração da moto elétrica entregava o equivalente a 9 kgfm de torque e autonomia de 33 cavalos.
Para a novidade, as pré-reservas da F77 começam já no dia 23 de outubro, enquanto o lançamento acontecerá no dia 24 de novembro. A empresa planeja começar as entregas de seu veículo até o final deste ano. A startup conta com o apoio da marca indiana TVS, empresa parceira da Dafra no Brasil. Sendo assim, a nova marca terá ajuda para organizar seu primeiro centro de testes na cidade da Índia, antes de ampliar para outras cidades nos próximos 12 meses
Moto elétrica brasileira pode alcançar 400 km/h
A tão aguardada moto elétrica que utiliza nióbio do Brasil para atingir incríveis 400 km/h teve algumas informações reveladas recentemente. O veículo é resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Lightining Motorcycles.
No material divulgado, a empresa responsável pela produção de motos elétricas afirma que o nióbio brasileiro foi utilizado em diversos componentes, incluindo os freios a disco, módulo de carregamento, chassi, entre outros. O projeto tem como objetivo levar o veículo a romper a barreira dos 400 km/h.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás