O governo brasileiro anunciou o lançamento de uma rede nacional de inovação com foco em inteligência artificial (IA) com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e a competitividade das empresas locais.
Descrita como a maior do país, a rede é resultado da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Um investimento de 70 milhões de reais (US $ 12 milhões) oriundos de incentivos governamentais irá para a rede MCTI / EMBRAPII nos próximos cinco anos, dos quais 20 milhões de reais (US $ 3,5 milhões) serão voltados para IA aplicada ao setor automotivo e setores do agronegócio. O modelo prevê contribuições iguais do setor privado, que podem dobrar o valor de projetos individuais.
O objetivo da rede é incentivar o uso de tecnologias avançadas em diversos setores produtivos, por meio da disponibilização de recursos não reembolsáveis, bem como do acesso a um ecossistema de inovação com competências tecnológicas complementares.
Uma rede de 17 centros de pesquisa com infraestrutura e profissionais qualificados em áreas como aprendizado de máquina, Internet das Coisas, Big Data, para apoiar a indústria a inovar também faz parte da iniciativa.
Por: Jacson Gonçalves | O Petróleo
Fonte: O Petróleo