Hora da instalação requer cuidados para manter a integridade de todos os componentes do amortecedor e boa performance.
Localizado na parte debaixo do veículo, o sistema de suspensão é composto por amortecedor, mola, bandeja, pivô e barra estabilizadora, peças que atuam conjuntamente. “O amortecedor é o principal componente do sistema e um dos responsáveis pelo conforto e segurança dos ocupantes do veículo, pois controla os movimentos indesejados da mola, reduzindo os deslocamentos por meio do amortecimento”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, acrescentando que o amortecedor também ajuda a manter o pneu em contato com o solo. Por isso, a recomendação é sempre utilizar amortecedores de marcas tradicionais do mercado, que contam com qualidade e garantia.
Além da qualidade do componente, Silva ressalta também alguns cuidados na hora da aplicação do produto. A haste do amortecedor HG Nakata é revestida de cromo duro e apresenta acabamento superficial de baixa rugosidade para evitar o desgaste prematuro do selo de vedação, conferindo, assim, durabilidade. “No entanto, é necessário muito cuidado na hora da aplicação do amortecedor para não ocasionar qualquer dano à haste, pois se danificada comprometerá o selo e, consequentemente, a peça”, alerta Silva, recomendando utilizar sempre ferramentas adequadas ao fazer a manutenção.
Fabricado com materiais de elevada performance e baixo atrito, o sistema de vedação é de alta resistência, que resulta em maior resistência a variações de temperatura. “O perfeito funcionamento evita vazamentos”, ressalta. Para maior conforto, há o stop hidráulico, sistema que suaviza os impactos no final do curso de abertura da suspensão.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa