TROY, MICH. (6 de abril, 2020) A Dayco, fornecedora líder de produtos para motores e sistemas de transmissão para as montadoras de automóveis, linha industrial e reposição, colocou seus recursos de fabricação à disposição para ajudar na batalha contra a pandemia de Covid-19, produzindo um componente vital na conversão de máscaras de mergulho, em um ventilador que pode salvar vidas.
A adaptação da máscara, normalmente fornecida através da loja de esportes Decathlon, é uma ideia original, apoiada por uma equipe de projeto formada pela consultoria italiana Isinnova e oito integrantes de vários parceiros, que transformam as máscaras originalmente destinadas a atividades de lazer em um recurso vital, que já está sendo usado em hospitais no norte da Itália e pela Cruz Vermelha Italiana.
Reconhecendo o valor da iniciativa para ajudar a salvar vidas, a Dayco se disponibilizou para produzir um componente chave neste projeto – a válvula Charlotte – que permite que essas máscaras sejam convertidas em um dispositivo respiratório médico. A produção está sendo realizada em impressoras 3D, na planta da Dayco de San Bernardo d’Ivrea no norte da Itália.
Comentando sobre este desenvolvimento, o presidente Global de Operações
Powertrain da Dayco, Michael Weiss, disse: “Ser capaz de contribuir na luta contra esse terrível vírus foi uma decisão fácil de tomar, pois temos as instalações e o maquinário necessários para fabricar a válvula Charlotte nos números exigidos, bem como o dever de responder à emergência nacional e internacional.
Estamos agora em contato com os hospitais Ivrea e San Giovanni Bosco, juntamente com a Cruz Vermelha, para ajudar a distribuir o item, que pode ser instalado de forma rápida e fácil, e em conjunto com a reversão das três válvulas existentes em face da máscara, converte-la no dispositivo que salva vidas. ”
A Dayco disponibilizou um link de acesso a todos os arquivos necessários para produzir a válvula impressa em 3D em seu website.
Fonte: Dayco