A fornecedora de autopeças Denso e a construtora Obayashi estão trazendo ao mercado de carros elétricos uma nova forma de carregamento sem fio e testaram pavimentos rodoviários capazes de recuperar dos modelos enquanto estão em movimento. O intuito é fazer com que a tecnologia chegue ao mercado a partir de 2025.
Durante os testes realizados em carros elétricos no centro de pesquisa da Obayashi, em Tóquio, um carro elétrico de pequeno porte conseguiu rodar continuamente a 15 km/h em um percurso com linhas ininterruptas de bobinas elétricas que foram instaladas debaixo da superfície.
O dispositivo de carregamento sem fio da empresa japonesa utiliza uma indução de campo magnético, em que a eletricidade alimentada nas bobinas dentro da estrada geram uma corrente nas bobinas dos carros elétricos.
Para deixar o pavimento mais resistente e durável para a passagem dos carros elétricos, a empresa japonesa reforçou o concreto com fibra, permitindo que as bobinas sejam instaladas próximo à superfície para obter o máximo de eficiência. A Denso, por sua vez, está atuando no desempenho das bobinas e da fonte de energia para o carregamento sem fio.
A instalação dessas bobinas sob o pavimento para o carregamento sem fio de carros elétricos faz com que a transmissão de energia para o carro elétrico seja menor que quando plugado a uma tomada utilizando o cabo elétrico.
Outra desvantagem é que os custos de produção também são maiores. Entretanto, o mecanismo conseguirá eliminar a necessidade de grandes baterias nos carros elétricos e ampliar sua autonomia, um fator que deve impulsionar significativamente a popularização deste tipo de veículo.
As empresas japonesas estão coletando dados de testes no curso fechado da Obayashi até março do próximo ano, para que seja possível determinar como a tecnologia de carregamento sem fio se comporta em estradas reais.
Volvo também está desenvolvendo carregamento sem fio para carros elétricos
A Volvo está realizando testes de uma solução de carregamento na Suécia que pode ampliar a capacidade de estacionar um veículo elétrico e dirigir mais tarde com a bateria já carregada, ou seja, um estacionamento que pode carregar veículos sem fio.
A tecnologia de carregamento sem fio em carros elétricos, por conta de seu tamanho e desempenho de sua bateria, é um desafio muito maior. A Volvo afirma que começará a testar estações sem fio na Suécia, com o programa de testes programado para durar três anos.
Os carregadores sem fio disponibilizarão 40 quilowatts de energia, sendo equivalente à maioria dos carregadores rápidos com fio.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás