A Agência Brasil publicou conteúdo especial para explicar como funciona o Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas. O sistema funciona de forma parecida com as transferências DOC e TED, mas a vantagem é que o Pix permite um acesso mais simples do que os serviços que existem até agora.
Outra diferença fundamental é que o dinheiro passa do pagador ao recebedor de forma praticamente imediata. O sistema não tem restrições, podendo ser acessado a qualquer hora ou dia da semana, explica a agência de notícias.
A ideia é que as transações sejam compensadas instantaneamente, mas nos casos em que houver suspeita de fraude, os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para serem verificados. As transações podem ser feitas pelos aplicativos de bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores.
Outro benefício do sistema é que não é necessário informar todos os dados do beneficiário. Os usuários do serviço podem cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária. Com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem outros dados de identificação.
Confira mais informações aqui: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-10/agencia-brasil-explica-saiba-como-funciona-o-pix
Foto: Pixabay
Fonte: Redação