A ideia de inovação ainda é interpretada de forma equivocada por muitos dos responsáveis por micro e pequenas empresas. A avaliação é do Sebrae, que preparou uma série de dicas para que os empresários possam inovar sem depender de grandes investimentos.
Conforme explica a entidade, a inovação não requer grandes investimentos e não está restrita à tecnologia. Durante a pandemia de Covid-19, muitos empresários estão descobrindo na prática que a inovação pode estar muito mais perto do eles pensam e que ela é cada vez mais fundamental para agregar valor ao cliente e melhorar os resultados do negócio.
“Se o empresário não tiver a consciência de que é preciso inovar, agregando valor ao seu serviço ou ao seu produto, aprimorando a gestão e acompanhando as tendências, não só dos concorrentes, mas também de consumo, infelizmente, terá uma grande chance de fechar as portas”, destacou o analista de inovação do Sebrae, Marcus Vinícius Bezerra.
Segundo Bezerra, com a pandemia de coronavírus a necessidade de inovação ficou muito mais evidente e se impôs ao mundo dos negócios. “Algumas micro e pequenas empresas que já estavam atentas às tendências de mercado e aos novos hábitos do cliente conseguiram reagir mais rapidamente e se adaptar para atender às demandas em um cenário de crise. Pesquisas realizadas pelo Sebrae mostraram que as empresas que conseguiram inovar foram as que tiveram menos impactos e em alguns casos, conseguiram até mesmo faturar mais na pandemia”, contou o analista. Confira as orientações do Sebrae aqui: http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/como-comecar-a-inovar-na-oferta-do-seu-produto-ou-servico-sem-grandes-custos,954b94e99fdf4710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Fonte: Redação