O governo da Suécia tomou a decisão de investir em uma solução realmente inovadora para recarregar os carros elétricos do país. A nação construiu uma estrada eletrificada que usa indução para recarregar as baterias dos veículos elétricos, enquanto eles viajam sobre ela.
Já existem exemplos de modelos de veículos elétricos nas frotas das principais montadoras de automóveis do mundo. A tecnologia promete libertar as pessoas de dependência de combustíveis fósseis e, apesar de seus preços serem atualmente um pouco caros, a tendência é que diminuam. No entanto, a falta de infraestrutura adequada para esse tipo de veículo é o maior desafio.
Hoje em dia já temos a disponibilidade de estacionamentos dentro de shopping centers e estações rodoviárias, equipadas com cabines para carregamento de carros elétricos. Porém, na maioria das vezes é necessário percorrer quilômetros sem nos depararmos com esse recurso, e isso é algo que pode incomodar muita gente.
Na ilha sueca de Gotland, a estrada que liga a cidade de Visby ao aeroporto regional foi equipada com 1,6 km de bobinas sob a pista. O sistema inteligente foi construído em colaboração com a empresa israelense ElectReon Wireless, e seu custo foi, nada mais nada menos que 11 milhões de euros, o que equivale a mais de R$ 56 milhões, aos cofres do país. Veja o vídeo:
Como funciona a estrada eletrificada que usa indução para carregamento de carros elétricos
O funcionamento da estrada eletrificada da Suécia acontece assim, quando uma corrente elétrica é enviada através da rede de bobinas enterradas sob a estrada, um campo magnético é produzido. Através do processo de indução, este campo magnético é capaz de recarregar automóveis que foram equipados com um receptor especializado. A tecnologia utilizada nos carregadores de celular sem fio é semelhante à utilizada no projeto da estrada, embora, no carregador de smartphones, seja bem mais simples.
O processo de carregamento da bateria do automóvel inicia-se imediatamente, à medida que este entra no trecho de estrada equipado com a tecnologia. No início, o projeto se concentrará em ônibus e carros maiores, mas, eventualmente, ampliará seu escopo para incluir qualquer veículo que tenha um receptor. Além disso, a Suécia planeja instalar mais 2.000 quilômetros de estradas eletrificadas, equipadas para suportar esse tipo de carregamento.
Os carros elétricos equipados com a tecnologia de carregamento sem fio não precisam de muito armazenamento de energia, como resultado, as baterias podem ser menores. Isso resulta em menos custos de produção, o que pode ajudar a reduzir gradativamente os preços de veículos elétricos no futuro.
A Suécia já havia testado outra tecnologia que permite o carregamento de carros elétricos enquanto trafegam nas rodovias
O país já havia construído um projeto semelhante em meados de 2019. Em uma distância de dois quilômetros, a terra foi pavimentada, embutindo trilhos projetados para recarregar os veículos elétricos que por ali trafegavam. Neste caso em particular, o processo de carregamento não era realizado por indução, mas sim por um braço móvel que saia de baixo do veículo e tocava os trilhos no chão.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás