Objetivo é diminuir custos, chegar a pontos comerciais mais nobres e dar ao cliente uma ‘experiência mais pessoal’, diz a marca. Volkswagen também aposta nesse sistema.
Concessionárias são lojas enormes, distante dos centros comerciais e repletas de carros, certo?
Duas das maiores marcas de veículos do mercado brasileiro estão apostando em uma alternativa: lojas menores que podem estar em pontos antes inacessíveis – pelo custo, principalmente.
A Fiat divulgou nesta terça-feira (27) sua primeira “concessionária digital”, aberta no começo do mês em São Paulo. A ideia é ter 20 lojas desse tipo até o fim do ano que vem, nas principais capitais e no interior de SP.
Iniciativa semelhante teve a Volkswagen, que pretende testar o formato agora em dezembro, em 20 lojas e, no ano que vem, estendê-lo a mais países da América Latina.
Ambas as marcas dizem ter escolhido o Brasil como pioneiro nesse tipo de iniciativa. E lançam mão do virtual para suprir a falta de um “showroom” com todos os modelos.
3 carros e mapa de calor
Na loja da Fiat, que fica em bairro nobre, em frente ao estádio do Pacaembu, só há 3 carros expostos.
São 300 metros quadrados de área contra os 3.500 a 5.000 metros quadrados das concessionárias tradicionais da montadora.
“Se a pessoa quiser, ela pode fazer toda a experiência sem falar com um vendedor”, diz Marco Chaverini, que atende na unidade.
Na chegada, é preciso fazer um cadastro em um tablet, que gera uma “identidade” para o cliente. É um papel com um QR code (código que pode ser lido por smartphones).
O cliente usa o código para operar telões sensíveis ao toque onde poderá configurar o carro em todas as suas versões e conferir o preço. Também tem ao seu alcance a realidade virtual, para “se sentir” dentro do veículo.
Se quiser fechar negócio, chama o atendente, também por uma tela. Com o vendedor, pode tratar de financiamento, avaliação do carro usado na entrada e fechar negócio.
Fonte: G1