Com visual renovado e suspensões mais firmes, moto evolui e fica mais cara. Motor agrada no desempenho, mas excesso de calor incomoda.
A Yamaha MT-07 2019 acaba de chegar às lojas brasileiras, com ABS de série, e preço de R$ 33.790. Com as primeiras mudanças importantes desde o lançamento em 2015, a moto evoluiu, mas também teve aumento no preço.
Quando foi apresentada no mercado brasileiro, há 3 anos, o modelo era vendido por R$ 28.490, em sua versão com ABS, e R$ R$ 26.990, na opção sem o sistema de segurança que deixou de existir. Na versão 2018, a MT-07 ABS já estava mais cara e era vendida por R$ 32.290
Mas será que essa evolução vale a pena pelo preço mais alto que a MT adquiriu com o passar do tempo?
Veja fatos sobre a nova MT-07:
- Visual renovado, inspirado na MT-09
- Farol dianteiro mais largo e robusto
- Motor segue com 74,8 cavalos
- Novos defletores de ar no tanque de combustível
- Banco mais largo
- Suspensões com novas calibragem, mais rígidas
- Amortecedor traseiro passa a contar com ajuste de retorno
- Novo painel
Por sua faixa de preço e cilindrada, a MT-07 pode ser uma concorrente tanto de modelos mais similares também com motores de 2 cilindros, como Kawasaki Z 650 ABS ou Suzuki SV650 ABS, ou até mesmo a Honda CB 650F, modelo com motor de 4 cilindros.
Mas a concorrência entre MT-07 e CB 650F deve durar pouco, porque o modelo da Honda vai ser substituído pela CB 650R, que acaba de ser apresentada no exterior, modelo mais potente e que deve também ficar em uma faixa de preço superior.
Debaixo de chuva
Era um dia muito chuvoso, quando a renovada MT-07 foi avaliada. Isso serviu para relembrar como a moto é uma “naked de verdade”. A palavra em inglês se refere a motos de concepção esportiva, mas que não tem carenagens completas como uma R1, por exemplo.
Daí chamá-las de “nuas”, em tradução para o português. Sem a proteção aerodinâmica, a MT-07 é uma moto para quem quer curtir literalmente a expressão de “cara para o vento”, ou no caso, de cara para a chuva mesmo.
No primeiro trecho da viagem, apenas de rodovia, serviu para constatar que a moto tem fôlego para manter uma velocidade constante de 120 km/h.
Seu motor de 2 cilindros e 689 cc de cilindrada chega à potência máxima de 74,8 cavalos a 9.000 e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. É a mais potente ao comparar apenas com as concorrentes que também possuem motores 2 cilindros.
Mesmo em condições de pista úmida, a MT-07 manteve tranquilamente a estabilidade. Com seu novo assento mais largo, o conforto para longas viagens aumentou.
Outro ponto negativo, que neste caso valem para a maioria das nakeds, é a falta de alças para garupa. Nesse caso, é uma escolha de projeto para ter um visual mais esportivos, mas deixa desconfortável quem vai de passageiro.
Conclusão
A atualização foi bem-vinda para a MT-07. Apesar de não trazer nada de revolucionário para o modelo 2019, a moto ganhou retoques para se manter bem por mais alguns anos, antes da chegada de uma nova geração. Ela entrega mais que as concorrentes de 2 cilindros, mas também é uma opção mais cara.
Fonte: G1