Vias esburacadas prejudicam os sistemas de suspensão e direção e ocasionam diversas avarias nos caminhões. “Podem provocar problemas no alinhamento, barra de direção e reação inclusive desgaste prematuro dos pneus, bem como danificar amortecedores”, comenta Jair Silva, consultor técnico da Nakata. Itens de suspensão, como amortecedores e barras de reação, são fundamentais para garantir não só a segurança no trânsito, a dirigibilidade do veículo, mas também assegurar conforto ao motorista e ocupantes.
“A barra de direção é responsável por transmitir os movimentos da caixa de direção para as rodas. Portanto, merece atenção especial na hora da manutenção. Quando danificada, o veículo poderá ficar desgovernado”, alerta. Segundo o consultor, é importante analisar a estrutura da barra que não pode apresentar empeno ou deformação na ligação com os terminais pois componentes comprometidos podem se romper ou quebrar devido a movimentos bruscos, consequência da má conservação das estradas.
Com relação ao terminal de direção, Silva ressalta a importância de observar o estado da coifa. “O guarda pó, a coifa de proteção, pode rasgar ou mesmo se deteriorar pelo tempo de uso e facilitar a entrada de impurezas, contaminando, assim, a graxa lubrificante. Abrasivos desgastam o pino esférico do terminal podendo até ter sacamento, perda de dirigibilidade e, consequentemente, gerar graves acidentes”, afirma.
Os tirantes e os pinos das barras de reação, quando desgastados não apresentam risco de perda de dirigibilidade mas vão provocar ruido e consequente incômodo ao motorista.
Outro item que deve ser verificado periodicamente são os amortecedores, eles são de fundamental importância para o equilíbrio e estabilidade do veículo, seja ônibus ou caminhão. Com o estado das ruas e estradas brasileiras o trabalho dos amortecedores é intensificado e consequentemente o desgaste natural acelerado, por isso um profissional habilitado deve avaliar o estado das peças.
Outro problema que pode ser verificado em caminhões é de falta de alinhamento com isso pode ocorrer uma aceleração no desgaste dos pneus e comprometimento da estabilidade.
Todos os itens mencionados devem ser inspecionados seguindo o plano de manutenção do fabricante do veículo ou quando o motorista notar alguma mudança no comportamento do veículo.
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa