Principal empresa do aftermarket brasileiro, a Cofap considera tão importante quanto acompanhar a vida útil das juntas homocinéticas, ficar atento às condições das coifas que as protegem.
Estalos nas rodas durante manobras de estacionamento, especialmente ao esterçar o volante, pode ser sinal de problemas nas juntas homocinéticas. Um dos responsáveis pela transmissão de potência da caixa de câmbio para as rodas, a peça é protegida por um kit composto por coifa, abraçadeiras, graxa e, em alguns casos, anéis de retenção, cuja manutenção muitas vezes é negligenciada pelo proprietário do veículo, mas, se apresentar avarias, pode custar caro, além de comprometer a segurança.
Principal empresa do aftermarket brasileiro, a Cofap considera tão importante quanto acompanhar a vida útil das juntas homocinéticas, ficar atento às condições das coifas que as protegem.
Coifas deterioradas com rasgos e furos, por exemplo, ficam vulneráveis à entrada de abrasivos e causam contaminação ou perda da graxa, acelerando muito o desgaste da junta homocinética. Assim, checar as coifas e demais acessórios aplicados em sua montagem nas manutenções preventivas do veículo é fundamental para prevenir o desgaste prematuro da junta homocinética, garantindo uma maior vida útil ao componente e evitando a substituição da peça e o impacto no bolso do motorista, sem falar na segurança, já que a quebra do componente pode causar acidentes.
Líder no segmento de componentes para suspensões automotivas no mercado reparador brasileiro e fornecedora das principais montadoras nacionais há mais de 60 anos, a Cofap possui em seu portfólio de kits de reparo para juntas homocinéticas mais de 90 códigos de produtos. A marca, que atende cerca de 75% da frota nacional de automóveis com o seu portfólio de kits de reparo de juntas homocinéticas, investe constantemente no crescimento dessa linha de produtos. Recentemente, 19 códigos foram lançados e 18 novos devem ser agregados ao portfólio, em breve, incluindo um pacote com coifas em Santoprene® para aplicações da montadora japonesa Mitsubishi.
Materiais e componentes de alta qualidade
Os kits de reparo de junta homocinética da Cofap para o mercado de reposição são produzidas com borracha nitrílica (NBR), o que garante grande resistência química a óleo, combustível, tintas e solventes e durabilidade similares ao do produto genuíno.
Os cuidados dispensados pela Cofap no desenvolvimento e homologação de seus produtos são essenciais para garantir qualidade, eficiência e segurança do mesmo nível daquele encontrado nos equipamentos originais. Grande parte dos kits comercializados no mercado são compostos por coifas de borracha natural (NR), menos resistentes ao contato com agentes derivados de petróleo. Assim, a graxa lubrificante aplicada no momento da montagem pode deformar a coifa, tornando-a mais frágil e vulnerável a cortes e furos, com maior risco de rompimento. Há ainda coifas produzidas com uma mistura de borracha natural com percentual de 30% a 40% de borracha nitrílica. Essa combinação evita a deformação instantânea ao contato com a graxa, no entanto, não evita o desgaste prematuro da peça.
Dependendo da aplicação, o kit de reparo Cofap vem com dois tipos de graxa: uma a base de cálcio, aditivada com grafite, para juntas fixas e deslizantes; e outra à base de lítio, que garante excelente estabilidade para os sistemas que utilizam trizetas. A primeira suporta temperaturas de até 90 °C, enquanto a outra, 130 °C, sempre de acordo com as especificações das montadoras.
Fonte: SD&PRESS