Principal empresa do segmento de autopeças do País, a Marelli Cofap Aftermarket oferece um dos catálogos de interruptores automotivos mais completos para o mercado de reposição. Atualmente são mais de 350 códigos que atendem veículos leves, pesados e máquinas agrícolas cobrindo 95% da frota nacional.
Com a marca Magneti Marelli, o portfólio é composto por interruptores de luz de freio, pressão de óleo, luz de ré, pneumáticos (freios), transferência, embreagem e térmico e, em breve, a linha deve ganhar uma nova família: interruptores de direção hidráulica, com aplicações para modelos das marcas Citroën, Ford, Honda, Peugeot e Renault.
E a Marelli Cofap Aftermarket continua trabalhando para ampliar o catálogo, ainda em 2023. São novos códigos para veículos utilitários, pesados e agrícolas, com aplicações que atendem as montadoras Agrale, Iveco, John Deere, Mercedes-Benz, New Holland, Scania e Volvo.
Sobre os componentes
Interruptores de luz de freio: possuem a função de acender as luzes quando o freio é acionado. Existem dois tipos. Os interruptores com acionamento hidráulico são compostos por corpo metálico, isolador em nylon, diafragma de vedação, terminais e contatos elétricos para duas lâmpadas de 21W. São instalados no circuito hidráulico do freio, normalmente próximo ao cilindro mestre. Já os interruptores com acionamento mecânico são instalados atrás do pedal de freio e não têm contato com o óleo de freio, como no caso anterior.
Interruptores de pressão do óleo: monitoram a pressão do óleo do motor. São submetidos a altas temperaturas e pressão geradas pelo óleo, uma vez que são instalados no motor. Esses interruptores são blindados e possuem junta de vedação e diafragma em KAPTON, um material especial desenvolvido para suportar altas temperaturas. Esse componente é responsável por evitar a deformação da junta de vedação, assegurando alta performance.
Interruptores de luz de ré: com acionamento mecânico, estes componentes são instalados no sistema de transmissão. São compostos por corpo metálico, atuador mecânico, isolador em nylon, terminais e contatos elétricos dimensionados para duas lâmpadas de 21W. Servem para comutar contatos e acender as luzes de ré do veículo quando a marcha à ré é engatada.
Interruptores pneumáticos: são responsáveis por monitorar a pressão de sistemas de freio a ar. O componente é extremamente importante, pois, sua leitura irá permitir o acionamento do compressor para o correto funcionamento do sistema de freios do veículo.
Interruptores de transferência: com ativação mecânica, são utilizados em veículos que possuem caixa de transferência para o acionamento da tração 4×4 ou redução.
Interruptores de embreagem: possuem a função de indicar o acionamento da embreagem para controlar o torque no momento da troca de marcha.
Interruptores térmicos: componente do sistema de arrefecimento que tem a função de ligar e desligar o ventilador elétrico (ventoinha). Ao atingir a temperatura de acionamento, o interruptor fecha o circuito elétrico, acionando a ventoinha, que auxilia na redução da temperatura. Ao retornar à temperatura mínima especificada o circuito elétrico é aberto, desligando a ventoinha.
A Magneti Marelli alerta para os cuidados no momento de escolher os interruptores em caso de necessidade de substituição. Produtos com qualidade inferior comprometem a parte elétrica e mecânica do veículo na medida em que falhas podem acarretar desgaste excessivo dos componentes de cada sistema, gerando prejuízos e, até mesmo, acidentes.
Além dos interruptores a marca ainda conta com portfólio completo, com mais de 600 códigos, para a linha elétrica automotiva e moto com reguladores de tensão, ponte retificadora, módulo de ignição, resistência, relés, eletrobomba lavadora do para-brisa, motor limpador dianteiro e traseiro além de alternadores.
Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelos números de Atendimento ao Consumidor, Magneti Marelli 0800-0191638.
Fonte: MAGNETI MARELLI