É comum pensar que dizer “não” é uma atitude rude, egoísta, antipática. No entanto, saber usar essa palavra em momentos específicos, não só é importante, como também é saudável. Ela nos ajuda a estabelecer limites fundamentais para manter o equilíbrio nas relações de trabalho, assim como na vida pessoal.
No entanto, dominar a arte de dizer ‘não’ é bem desafiadora, especialmente se o pedido – que nem sempre é encarado só como um pedido – vem de chefes ou superiores.
Quando abordamos essa questão, é importante lembrar que cada pessoa encara o ‘não’ de uma forma, ora como um desafio a mais, ora como uma falha. Cândida Semensato, presidente da International Coaching Federation (ICF Brasil), elenca dicas para evitar situações embaraçosas.
– Tenha objetivos e foco
Saber aonde quer chegar, além de tornar o caminho mais fácil, ajuda a delimitar seus esforços. Por exemplo: caso queira bater uma meta muito específica em determinado espaço de tempo, qualquer tarefa distinta pode atrapalhar a alcançar seu propósito.
– Escute com calma, fale com clareza
Se algo lhe foi pedido, certamente o interlocutor acredita na sua capacidade em executar a tarefa. Explique por que não será possível aceitar a solicitação. Normalmente é por estar fora de seu escopo de atuação. Não há mal nenhum em dizer isso, desde que feito de forma calma e respeitosa.
– Negocie
Colocar limites muitas vezes implica em adquirir essa habilidade. Se a demanda é algo que você gostaria de realizar, acredita ser algo estratégico para o desenvolvimento de sua carreira, vale a pena negociar o prazo, escalonar ou readequar o formato da entrega.
– Proponha soluções e saiba delegar
Na impossibilidade de resolver por si só a questão, procure ajudar quem o procurou. Há alguém mais que poderia realizar essa tarefa? Essa solicitação pode ser uma boa oportunidade para refletir se o que você está fazendo poderia ser feito por outra pessoa, e entender essa dinâmica, ou seja, saber delegar, evitará possíveis desgastes.
– Avalie seus próprios motivos
Ao declinar o pedido, a ajuda ou solicitação, pense bem no que o motivou a ter essa postura. Tenha claro que você está dizendo não para essa solicitação, mas está dizendo sim para outras. Há pessoas contratadas para isso que não seja você? Seu dia já está tomado por outros compromissos? Você não tem autonomia para resolver isso sozinho? Essas são situações corriqueiras e um bom gestor entenderá o cenário, se for bem explicado.
Para Cândida, a maioria dos problemas pode ser evitada. “Uma mensagem simples, mas bem elaborada e pautada por respeito e empatia, é suficiente para que a outra parte entenda o seu momento e porquê não é possível atender determinada demanda”, finaliza a executiva.
Escrito por: Redação