Em livro, consultor ressalta o que todo funcionário deveria saber sobre sua empresa.
Chega às livrarias uma nova edição do livro O que o CEO quer que você saiba (Editora Sextante, 160 páginas, R$ 40), anteriormente publicado como Afinal, o que realmente funciona? A obra é considerada um clássico dos negócios e
já vendeu mais de 300 mil exemplares, mostrando aos leitores informações essenciais sobre o funcionamento de sua própria empresa.
O livro é escrito por Ram Charan, consultor reconhecido internacionalmente por seu trabalho com conselhos de administração e CEOs. Charan é formado pela Harvard Business School, é coautor de Pipeline da Liderança e autor de mais de 25 livros.
Em O que o CEO quer que você saiba, o consultor descreve os fundamentos por trás do sucesso de qualquer negócio, seja uma grande empresa ou um pequeno negócio informal. Para isso, Charan conta boas histórias de companhias como Uber, Amazon, Apple, Toyota, Netflix, Walmart, GE e Starbucks, de modo a destacar que os melhores CEOs têm em comum a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar em sua essência.
A própria iniciativa do livro remonta a um pedido de um dos clientes atendidos pelo autor. Jacques Nasser, então CEO da Ford, queria que os funcionários soubessem mais do que o estritamente necessário para fazerem bem o seu trabalho. De acordo com Charan, o executivo gostaria que os colaboradores conhecessem todo o processo, a ponto de entenderem todas as utilidades de suas contribuições, de modo a poder ajudar a empresa inteira e não apenas um departamento específico.
Nasser então pediu ao consultor que ministrasse um curso para algumas centenas de gerentes.
No terceiro dia do treinamento, o CEO do Ford se sentou no fundo da sala e posteriormente disse a Charan que o conteúdo era exatamente o que ele queria. No entanto, levaria muito tempo para ensinar a todos. Dessa forma, pediu ao consultor que escrevesse um livro simples, apresentando tudo o que foi abordado no curso. Assim surgiu a obra O que o CEO quer que você saiba.
“Meu objetivo ao escrever este livro foi compartilhar com você minha experiência de anos analisando como pensam e agem algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo dos negócios. Você descobrirá o que elas fazem para que suas empresas
– e seus colaboradores – atinjam a excelência”, destaca o consultor.
“Estou no mundo dos negócios há mais de 50 anos. Na verdade, essa trajetória começou ainda na infância, quando eu vivia na pequena sapataria da minha família na Índia. Em seguida, trabalhei como engenheiro na Austrália, depois me mudei para os Estados Unidos, onde cursei a Harvard Business School e lecionei na Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, e na Universidade de Boston. Concluído esse percurso, tenho aconselhado CEOs e trabalhado em diretorias de grandes e pequenas empresas do mundo todo. Durante esse tempo, observei que os melhores CEOs se assemelham aos melhores professores, isto é, são capazes de remover a complexidade e o mistério dos negócios, focando
nos fundamentos da obtenção de lucros. Além disso, certificam-se de que todos na empresa, não apenas os altos executivos, entendam os elementos básicosdo negócio”, escreve o autor no livro.
Para o autor, não é apenas o CEO que se beneficia de um cenário em que todos conheçam bem os elementos do negócio. Todos se sentem mais conectados e satisfeitos com suas funções quanto realmente entendem como a organização como um todo funciona. É por isso que, segundo o autor, os melhores CEOs se empenham tanto em explicar as coisas.
Ainda de acordo com Charan, a semelhança entre os melhores CEOs e os vendedores ambulantes é que todos conhecem (ou ao menos deveriam conhecer) a própria situação financeira. Eles sabem quais são os artigos mais rentáveis, entendem a
importância de manter o índice de venda dos produtos e conhecem seus clientes. Entendem que é a satisfação dos clientes, em última análise, que os mantém no negócio.
“O seu CEO quer que você compreenda como esses fundamentos funcionam – e funcionam conjuntamente – em sua organização. Invista algumas horas na leitura deste livro e entenderá o que quero dizer. Depois disso, não haverá limites para onde você pode chegar na sua carreira”, escreve o autor.
A linguagem utilizada por Charan é simples e sua estrutura no livro é bem organizada, sempre trazendo exemplos interessantes para exemplificar seus conceitos. Na primeira metade da obra, o autor apresenta os elementos básicos das empresas (fluxo de caixa, giro de estoque, crescimento rentável e satisfação dos clientes) e explica como cada um deles é aplicado por todos os CEOs, sejam os que dirigem startups, empresas on-line ou grandes companhias tradicionais.
Logo depois, o consultor ensina a aplicar essas ferramentas, discutindo como os negócios de fato são feitos hoje em dia. “Digo ‘hoje em dia’ porque, quando comecei a trabalhar, as empresas eram organizadas por hierarquia. As informações eram transmitidas de cima para baixo por meio de uma cadeia de comando formal, e cada etapa passava por reconhecimentos e aprovações. Hoje, porém, colaboração e integração são habilidades muito valorizadas nas empresas”, ”explica no livro.
Vale a leitura para todos aqueles que desejam conhecer melhor o funcionamento da empresa em que atuam. É necessário entender que o conhecimento sobre a estrutura da companhia é algo que trará benefícios diretos a todos e não apenas ao CEO.
Escrito por: Redação