14ª Automec bate recordes e registra alto volume de negócios
Quando chegou ao fim, a 14ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), no São Paulo Expo, contabilizou recordes, especialmente no volume de público e de negócios registrados. No total, o evento contou com mais de 75 mil visitantes e resultou em R$ 77 milhões em negócios nacionais e internacionais gerados a partir das rodadas promovidas durante seus cinco dias.
Mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais tiveram contato direto com um qualificado público formado por distribuidores, varejistas, reparadores, proprietários de oficinas, montadoras, concessionárias e transportadoras. Foi um verdadeiro encontro de novas tecnologias e soluções com diferentes necessidades de mercado, resultando em um ambiente perfeito para o desenvolvimento de projetos, parcerias e relações comerciais efetivas. Rodrigo Carneiro, presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), destacou também o debate promovido pelo evento, através de atividades realizadas pelas próprias entidades do setor.
“A feira, mais uma vez, foi um sucesso. A Andap, juntamente com o Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), realizou evento para os distribuidores que destacou novas tendências e inteligência de mercado. Além disso, a Automec ofereceu muitas atrações com um grande número de expositores, o que mostra a força do mercado de reposição, responsável por 80% da manutenção da frota circulante de veículos”, afirmou Carneiro.
Alcides José Acerbi Neto, presidente do Sicap, complementou e destacou que os representantes do governo, presentes na Automec, estão em linha com o pensamento do setor, em temas como o incentivo à indústria e a simplificação tributária. “Temos um canal para a troca de ideias”, disse.
A Automec 2019 contou com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), da Andap, do Sicap, do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo (Sincopeças) e da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa Nacional).
“A Automec 2019 acabou, mas tenho certeza que muitos negócios e projetos iniciados na feira ganharão força e mercado a partir dos próximos meses. É o tempo de prepararmos algo ainda maior em conteúdo e soluções para honrar o título de maior evento de negócios da América Latina e, mais do que isso, continuar sendo o drive de todo o setor de reposição e reparação automotiva na região. Em 2021 vamos surpreender novamente”, afirmou Paulo Octavio P. de Almeida, vice- -presidente comercial da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira.
INTERNACIONALIZAÇÃO E NEGÓCIOS
Um dos principais aspectos desta edição da Automec foi sua internacionalização. Além das grandes marcas brasileiras, o evento contou com empresas de países como Alemanha, Estados Unidos, França, China, México, Peru, Romênia, Paquistão, Coréia do Sul e Turquia. “Nosso pavilhão internacional representou 38% da área de exposição. É possível afirmar que temos representantes de todos os cantos do planeta”, disse Leandro Lara, diretor da Automec.
O público também foi representado por diversas nacionalidades. Houve aumento de 50% na visitação de outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Além disso, acrescendo no público brasileiro, recebemos 10 caravanas oficiais dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais”, completou o executivo. O público diversificado participou de três rodadas de negócios, sendo duas nacionais e uma internacional. Também foram realizadas 130 reuniões que geraram R$ 77 milhões e registrou a passagem de cerca de 700 executivos pelo chamado Clube dos Compradores, uma área com benefícios aos participantes. “É um volume incrível e mostra que as empresas escolhem fazer negócios na Automec. Somos reconhecidos pela alta capacidade de atrair compradores qualificados e conectá-los com as soluções mais inovadoras do mercado”, explica Lara.
Outra novidade foi a ferramenta de inteligência de dados que levou recomendações personalizadas para mais de 85% dos visitantes a partir de seus interesses sinalizados no credenciamento. Para a organização da Automec, a ferramenta foi certeira, já que a edição de 2019 do evento registrou aumento de 36% no número de participantes com poder de decisão para compras e de 24% no público com verba acima de R$ 100 mil para investimentos. Mais de 65% dos distribuidores declararam verba acima de R$ 1 milhão para investir e mais de 50% dos visitantes varejistas eram responsáveis pelo fechamento de novos negócios.
CAPACITAÇÃO
O evento não representou apenas negócios, também promoveu conteúdo qualificado a todo o público presente. As atividades voltadas para conteúdo e capacitação, como palestras, debates, cursos e workshops, somaram mais de 4 mil horas, quadriplicando o que havia sido alcançado na última edição.
Um dos destaques foi o Fórum Automec, organizado em conjunto por Sincopeças, Sicap, Andap e Sindirepa. O objetivo foi disseminar tendências de mercado, boas práticas e importantes orientações para varejistas, distribuidores e mecânicos. Durante três manhãs do evento, foram abordados os temas “Gestão Inteligente e Recuperação Tributária”, “Inteligência de Mercado e Transformação Digital” e “Eletrificação Veicular”.
Em um dos eventos, Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed, destacou os esforços empregados pela organização para tornar a Automec ainda mais atrativa e relevante para a promoção de negócios no mercado de reparação automotiva. “Neste ano, rompemos paradigmas para uma Automec ainda mais grandiosa e isso nos enche de orgulho. Nossa maior preocupação é o cuidado com o público final, para levarmos a melhor experiência possível”, afirmou.
Outro destaque foi o Encontro da Indústria de Autopeças, logo no início do evento, promovido pelo Sindipeças. O encontro debateu temas como inserção competitiva, o universo de pequenas e médias empresas, painéis sobre o mercado de reposição e visão de futuro. Além disso, destacou exemplos e experiências de outros países, como México e Argentina. No final desse encontro foi realizado o desenlace da fita inaugural da Automec 2019.
Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e responsável por Reposição e Fomento à Exportação, também destacou a importância da feira para o setor. “Considerando-se que a Automec é a maior feira de autopeças na América Latina e a quarta no mundo, ela expressa muito bem a magnitude do setor no Brasil, nos seus diversos segmentos”, afirmou.
Ao final, quem compareceu à 14ª edição da Automec deixou o evento satisfeito com o que conferiu. A próxima Automec será realizada em 2021 e pretende gerar ainda mais negócios para um público que é cada vez mais diversificado.
Escrito por: Redação