Em sua 14ª edição, Automec investe em experiências e conteúdos para proporcionar evento histórico
A cidade de São Paulo recebe, de 23 a 27 de abril, mais uma edição da Automec. O evento acontecerá no São Paulo Expo e promete surpreender os visitantes com experiências e conteúdos voltados especificamente para seu público-alvo.
Em sua 14ª edição, a maior feira de reposição e reparação de veículos leves, pesados e comerciais da América Latina pretende ampliar as experiências dos visitantes, fortalecendo também a capacitação de mecânicos e proporcionando um fórum com conteúdo exclusivo e inédito para a indústria e engenheiros automotivos.
São esperadas mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais no evento, o que representará um contato direto do visitante com lançamentos e produtos de importantes empresas do setor. Leandro Lara, diretor da feira, destaca o ambiente que será proporcionado pela Automec, com a expectativa de grandes negócios durante os cinco dias do evento. “É um ambiente extremamente propício para networking e prospecção devido à qualificação do evento, o que potencializa oportunidades de negócio”, explica.
Um dos principais destaques deste ano é o espaço Automec Experience, ampliado para uma área de 1.000 m². Diversas empresas apoiaram o local, desenvolvido para capacitar o usuário final com atividades práticas, interativas e de demonstração com curadoria do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa). O Automec Experience oferecerá atividades baseadas em sete pilares estratégicos:
– Oficina de Leves: tecnologia e produtos de ponta para manutenção e reparação de veículos leves.
– Oficina do Futuro: inovações, tendências e tecnologias do mercado, como a reparação de veículos elétricos e híbridos.
– Oficina de Personalização: comandada pelo famoso customizador de carros Batistinha, trará à feira uma oficina referência em personalização, com os mais modernos equipamentos e técnicas exclusivas.
– Oficina de Colisão: tudo em relação a funilaria, pintura e acabamentos, revelando novas técnicas e equipamentos. Entre as atividades, será realizada o Especial Batidas, com a reparação rápida de veículos com lataria danificada.
– Oficina de Pesados: mostrará uma oficina referência, com os equipamentos mais modernos do mercado e uma linha de produtos exclusivos.
– Oficina de Motos: terá foco em customização, montagem e desmontagem de motocicletas, além de demonstração de uma linha de produtos exclusivos.
– Arena de Conteúdo e Capacitação: nessa área, os visitantes terão orientações sobre aplicação de novos métodos, poderão participar de palestras e treinamentos, além de realizar capacitações com especialistas de renomadas empresas e instituições do setor. Serão conferidos certificados aos participantes.
“A Automec Experience é um conceito totalmente novo. Já tivemos atividades práticas nas edições anteriores, mas esta é uma evolução, um outro nível. São atividades pensadas e cuidadosamente preparadas para envolver o visitante em um mix de sensações. Entretenimento, conhecimento, troca, interação e, claro, o aprendizado sobre como trazer o que ele vê e testa na feira para o dia a dia de trabalho”, comenta Júlio Romanelli, gerente de Produto da Automec.
“Separamos os temas de maneira a atender toda a cadeia para mostrar o funcionamento e o impacto de novas ferramentas e novos conceitos no dia a dia, sempre com o foco na melhoria da produtividade, e de trazer respostas para problemas de mercado”, informa Lara.
A Automec promoverá também o Encontro da Indústria de Autopeças, que deverá reunir líderes do setor e executivos nacionais e estrangeiros. Um dos objetivos da atividade é debater os desafios do setor e as oportunidades vislumbradas para os próximos anos. Promovido pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o encontro será realizado no dia 22, marcando o início da edição deste ano da Automec.
“O setor automotivo enfrenta mundialmente profundas transformações, tanto na arquitetura dos veículos quanto na sua forma de consumo, incluindo aspectos como eletrificação, autonomia e não propriedade. O Brasil, seguramente, não ficará à parte desse processo”, avalia Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças.
Dando sequência à programação da Automec 2019, no dia 23 terá início o Fórum Automec com a palestra “Mercados Ilícitos e Tributação”, promovida pelo Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios).
No dia seguinte, o Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) apresenta a palestra “Veículos Elétricos e Híbridos – O que muda na Reparação Automotiva? ”.
Já no dia 25, Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) e Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo) promovem palestra sobre “Inteligência de Mercado – Cases na Distribuição”. Por fim, a SAE Brasil realiza a manhã de tecnologia automotiva com discussões de engenharia do setor automobilístico.
Para facilitar e favorecer o fechamento de negócios no evento, a Automec terá à disposição de visitantes e expositores uma série de ferramentas tecnológicas. Por meio do Showroom Digital, antes mesmo do início do evento, os expositores poderão participar de uma vitrine on-line e compartilhar informações sobre a empresa, seus produtos e projetos em um perfil exclusivo disponível em www.automecfeira.com.br. No aplicativo oficial do evento, a tecnologia match making cruza as informações dos visitantes e dos expositores com o objetivo de gerar sugestões que podem otimizar e potencializar a participação.
Durante a feira, os destaques serão as ações como as rodadas de negócios. Na última edição, esse tipo de atividade registrou 130 reuniões com 60 expositores e 80 compradores.
“São 5 dias muito produtivos tanto para quem expõe quanto para quem visita. Um encontro de grandes marcas com as principais necessidades de mercado, repleto de inovação e qualificação que resulta em um volume expressivo de vendas diretas e projetos desenhados a partir da feira. Nosso papel como organização é conectar todas estas pontas”, diz Romanelli, que destaca também a participação dos distribuidores no evento.
“A participação dos distribuidores é fundamental para o evento, é o principal cliente de toda a indústria que expõe e nesta edição os fabricantes estão com muitos lançamentos para apresentar e conversar com cada um deles. Além disso, para o distribuidor que não quer perder tempo visitando o evento, teremos uma incrível rodada de negócios onde ele poderá escolher com quem, quando e onde quer falar”, completa.
O que dizem os líderes do setor automotivo sobre a Automec 2019
Rodrigo Carneiro – presidente da Andap
“A Automec é o evento mais importante do aftermarket brasileiro e tem ganhado expressividade internacional pelo seu tamanho, principalmente depois que voltou a ter leve e pesado novamente. Esta edição tem tudo para repetir o sucesso das outras passadas. A Andap, juntamente com o Sicap, terá programação de atividades voltadas aos distribuidores, bem como terá espaço para receber seus associados. Esta edição promete trazer novidades em tecnologias que estão despontando no mundo, apresentando ao mercado brasileiro o que está por vir e influenciará a reposição.”
Elias Mufarej – coordenador do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição
“A edição de 2019 da Automec, assim como em todas as edições anteriores, é o evento mais importante para o segmento da reposição automotiva, que representa cerca de 17% do faturamento total dos fabricantes de autopeças. Este ano, especificamente, ocorrerá o Encontro da Indústria de Autopeças, no dia 22 de abril. Esse evento, promovido pelo Sindipeças, enfatizará as oportunidades de crescimento e internacionalização, mas também as dificuldades e a premente necessidade de inovação para acompanhar as mudanças de métodos de produção, características dos veículos e hábitos de consumo enfrentados pela indústria automotiva no mundo todo.”
Francisco Wagner de La Tôrre – presidente do Sincopeças-SP e vice-
-presidente da Fecomercio-SP
“O Sincopeças-SP traz como meta para esta edição da Automec um número recorde de 18 mil varejistas visitantes e atrações como a Loja Modelo, espaço com foco para aumentar a eficiência do varejo e apresentação das melhores práticas em exposição de produtos, gestão e controle de estoque, sistemas de pagamento etc., e o Fórum Sincopeças. Apresentaremos como bandeira a Inspeção Técnica Veicular (ITV), disseminando a sua importância e urgência de implantação para todo o trade automotivo e a sociedade em geral.”
Antonio Fiola – presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional
“A Automec é o evento mais esperado do setor e este ano novamente as expectativas são as melhores possíveis. Depois que a feira mudou de local para este mais confortável e com melhor infraestrutura, o evento voltou ao formato original com as linhas leve e pesada juntas e ficou ainda mais interessante para o público. O Sindirepa Nacional realizará atividades, reunirá os Sindirepas de vários Estados e também terá programação que ainda estamos definindo. Sobre as caravanas, estamos preparando e esperamos superar a edição passada, pois o evento é o principal do calendário do setor e pretendemos reunir um grande número de reparadores.”
José Arnaldo Laguna – presidente do Conarem (Conselho Nacional de Retífica de Motores)
“A Automec sempre é o evento mais esperado do setor no Brasil e este ano não poderia ser diferente até porque agora a feira ficou ainda maior com leve e pesado de volta desde a edição de 2017. Por isso, as expectativas são altas. Em um mercado que está mudando, a feira deve apresentar tendências interessantes que vão impactar o mercado nos próximos anos. Temos um evento especial do Conarem para o dia 26 de abril, onde reuniremos representantes de entidades de vários países para discutir tendências, mercado e ações que promovam o desenvolvimento do setor de retíficas”.
Escrito por: Redação