Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Carlos Eduardo Abdalla, diretor de Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Bosch na América Latina fala sobre a importância do mercado brasileiro e também do continente como um todo para o avanço da companhia no âmbito global. O executivo ainda destacou a estratégia da Bosch em ampliar cada vez mais seu portfólio, de modo a aumentar a cobertura da frota circulante.
Mercado Automotivo – Nos últimos anos, a Bosch investiu e ampliou sua atuação na América Latina como um todo. No âmbito do setor automotivo, qual é a importância desta região para a Bosch atualmente?
CEA – Em 2018, o Grupo Bosch teve um crescimento de 12% em relação ao ano anterior na América Latina, o que demonstra a importância da região para o grupo alemão. Vale ressaltar que todos os setores de negócios contribuíram
positivamente para esse resultado. Considerando apenas o Brasil, as operações da empresa foram responsáveis por 80% do volume de vendas na região, atingindo 5,3 bilhões de reais, sendo 30% gerados a partir das exportações especialmente para os mercados da América Latina, o norte-americano e o europeu. A respeito do negócio de Soluções para Mobilidade da Bosch, que engloba tanto as divisões de equipamento original quanto a de reposição automotiva, ele foi responsável por 64% do faturamento do Grupo na América Latina em 2018. De modo geral, neste segmento, a internet das coisas (IoT),
a conectividade, a inteligência artificial (AI) e a eletrônica embarcada são pilares que conduzem ao futuro, mas que também já é uma realidade presente em diversos veículos.
Neste sentido, a Bosch tem contribuído com seu amplo know-how no desenvolvimento de soluções para a mobilidade e realizado investimentos e pesquisas com foco em eletrificação, conectividade e automação e flexibilidade para o mercado automotivo. No que se refere à flexibilidade, estamos trabalhando no desenvolvimento de conceitos multimodais que permitam a interligação entre veículos, trens, bicicletas e scooters elétricas, além de serviços de compartilhamento,
como o SPLT. Ademais, a Bosch é uma especialista em todas as tecnologias necessárias para a direção autônoma, como sensores, sistemas de navegação e soluções de conectividade para dentro e fora do carro.
Hoje podemos afirmar que não há carro no planeta sem um componente Bosch; amanhã reafirmaremos que não haverá um veículo elétrico e conectado sem um sistema Bosch.
MA – A Bosch produz componentes que abrangem praticamente todas as partes do veículo. Por que essa diversificação é importante para a marca?
CEA – A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, é a única no mercado a oferecer soluções do “para-choque a para-choque” dentro do conceito “Peças, Diagnósticos & Serviços para Oficinas”. Desta forma, a empresa tem como foco a integração de todos os níveis da cadeia do setor de reposição automotiva a fim de ser a parceira preferencial dos
profissionais, do varejista, do distribuidor de autopeças e das oficinas mecânicas em um âmbito de 360º, com suporte completo e oferecendo muito mais que soluções em peças, serviços, equipamentos e treinamentos, mas também incluindo
sistemas para a gestão do negócio como um todo.
Os investimentos no setor de reposição automotiva da Bosch são contínuos em termos de lançamentos de produtos, extensões de programa e complemento de linhas. Atualmente, o portfólio da empresa conta com aproximadamente 20
mil produtos – part numbers – que cobrem cerca de 81% da frota circulante no País.
MA – Qual é o peso que a Bosch atribui atualmente à inovação? A companhia investe na área?
CEA – A inovação é uma das principais alavancas para o crescimento do Grupo Bosch mundial. Em 2018,a empresa investiu globalmente cerca de 7,3 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Na América Latina, a Bosch mantém o patamar de investimento em torno de 3,5% do seu faturamento total em P&D, o que representou cerca de 185 milhões de reais em 2018.
É por meio dessa política constante de investimento que a empresa pode continuamente apoiar os seus
clientes no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas com alto valor agregado. Um exemplo disso está diretamente
atrelado à expertise da Bosch em sensores, softwares e serviços, na qual a empresa está moldando o mundo conectado e criando novas oportunidades de negócios. A demanda por soluções de Internet das Coisas (IoT) na região também está
crescendo e há expansão dos negócios com base em soluções inteligentes para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração e indústria.
MA – Produtos falsificados ainda são uma grande preocupação para a indústria automotiva brasileira?
CEA – Para o Grupo Bosch este é um tema relevante e a organização procura combater a pirataria em nível mundial, com grandes esforços na região da Ásia, especialmente na China. No Brasil, a atuação da Bosch se dá por meio de pesquisas de
mercado, investigação de denúncias e treinamento de autoridades. Sempre que constatado desvio na originalidade de peças, são tomadas as devidas providências jurídicas e policiais para apreensão das peças e responsabilização dos responsáveis pela fraude. A Bosch promove, em conjunto com outras empresas da indústria automobilística, medidas
para a Proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual.
A Bosch tem um website de verificação de produtos – www.protect.bosch.com – onde é possível confirmar imediatamente se é um produto Bosch genuíno. Além do site, há também um e-mail específico para denúncias marcaprotecao.aa@br.bosch.com.
MA – Em sua opinião, qual é o principal gap da reposição automotiva brasileira atualmente?
CEA – No mercado de reposição automotiva, um dos desafios é a logística, considerando a extensão do País e a capilaridade dos negócios em todas as regiões. Entendemos que ter agilidade logística e prestar serviços com excelência para atender um mercado cada vez mais exigente são fundamentais, uma vez que preço e qualidade não são mais os únicos diferenciais de mercado.
Considerando a importância da logística para o negócio, a divisão de Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil tem um Centro de Distribuição, localizado em Itupeva-SP, que atende seis mil pedidos por dia em até 24 horas. Em média são expedidas 45 toneladas de produtos por dia e 50 mil caixas por mês. No total são mais de 1.500 pontos de entrega no País e a acuracidade de processos é superior a 99%. Graças ao uso de tecnologia 4.0, este CD é o mais moderno da Bosch na América Latina.
Outro desafio está relacionado ao desenvolvimento dos profissionais que atuam no setor de reposição automotiva. O mercado está se especializando cada vez mais e acreditamos que o conhecimento e a formação técnica são diferenciais
competitivos de mercado, por isso a Bosch investe em treinamentos para seus profissionais e para o mercado em geral.
Para acompanhar o desenvolvimento dos veículos, as oficinas precisam investir em equipamentos de diagnose com tecnologias avançadas e adequadas à realidade e tendências do mercado automotivo. Somado a isso, também é
fundamental realizar investimentos constantes em capacitação e atualização técnicas, afinal, o setor de mobilidade é dinâmico e há cada vez mais inovações sendo incorporadas nos automóveis. Neste sentido, é imprescindível que o
profissional esteja preparado e saiba como realizar os serviços de manutenção e reparação de forma assertiva e com qualidade, considerando toda a diversidade da frota circulante no Brasil, pois existem diferenças para efetuar a troca de
uma pastilha de freio em um veículo convencional em relação ao veículo híbrido, por exemplo.
A Bosch oferece ao mercado automotivo diversos treinamentos técnicos com conteúdo teórico e prático que envolvem todas as principais tecnologias embarcadas. A grade de cursos é desenvolvida para atender as exigências e tendências de um mercado cada vez mais diversificado e dinâmico, sendo a programação aberta para os diferentes perfis de profissionais do setor, independentemente de fazerem parte da rede de oficinas credenciadas Bosch. Além disso, a Bosch também realiza treinamentos customizados para atender de maneira flexível as necessidades dos clientes em termos de conteúdo, local e horário. Informações detalhadas sobre os treinamentos automotivos da Bosch estão disponíveis no site www.boschtreinamentoautomotivo.com.br.
Além das capacitações presenciais, a Bosch também tem investido em treinamentos técnicos e comerciais à distância que envolve toda sua gama de produtos, como o Programa Super Profissionais Bosch – www.superprofissionaisbosch.com.br –, uma plataforma totalmente on-line com vídeos interativos, fórum de discussões, recomendações de especialistas e uma biblioteca com material para download. Tudo isso pode ser acessado a qualquer hora e lugar por meio do celular, notebook ou tablete.
MA – Ainda falando sobre o Brasil, o que o senhor considera mais urgente em termos de políticas públicas (pensando na evolução da reposição automotiva): uma reforma tributária ou uma política de investimentos maciços e coordenados em infraestrutura/logística?
CEA – Mudanças estruturais são necessárias para garantir a retomada da confiança dos empresários visando atrair mais investimentos, inclusive estrangeiros, bem como geração de empregos. Os grandes desafios no Brasil continuam a ser
a implementação das reformas da Previdência, Política e Tributária, que são pilares importantes para garantir a sustentabilidade e o crescimento estável do País nos próximos anos. Entendemos, de forma bastante pragmática, que as
reformas precisam ser rapidamente implementadas, uma vez que a demora nas aprovações aumenta o clima de incertezas no País.
No entanto, o Brasil precisa mesmo agilizar a política de ajuste fiscal, pois a indústria não tem mais fôlego para esperar as reformas acontecerem. Uma alternativa neste sentido é a revisão do programa Reintegra, de estímulo à exportação, que pode impactar de forma positiva na competitividade da indústria nacional no exterior.
Escrito por: Redação