Livro sustenta que o carisma pode ser desenvolvido e aprimorado
Geralmente, quando observamos alguém ser bem-sucedido em alguma área específica da vida, costumamos analisar quais características próprias daquela pessoa a levaram até ali. Ocorre, no entanto, que em muitas ocasiões o sucesso é evidente, mas suas causas não são tão claras.
Em situações assim, costuma-se dizer que a pessoa é carismática. Tem carisma de sobra, alguns afirmam. Mas, afinal, o que é carisma? É algo que pode ser desenvolvido? Aprimorado? É que o palestrante e consultor organizacional Eduardo Shinyashiki busca responder em seu novo livro, O Poder do Carisma – Conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo (Editora Gente, R$ 30, 160 páginas).
Para o autor, todos somos capazes de identificar as pessoas carismáticas ao nosso redor, mas dificilmente será possível apontar os critérios que utilizamos para afirmar que fulano tem carisma e sicrano, não.
“Analisando mais detidamente, verificamos que não se trata de magia nem sorte. Essas pessoas [carismáticas] têm um conjunto de comportamentos, de maneiras de ser, pensar, interagir e fluir no mundo, e com o mundo, que lhes confere esse magnetismo. Esses comportamentos são como as cores da paleta de um artista: elas podem se misturar entre si de modo diferente, em medidas, equilíbrios e texturas diferentes. Essas diferentes “cores” em uma pessoa criam estilos de comportamentos únicos”, explica o autor no início de seu livro.
Ainda de acordo com ele, a palavra “carisma” acaba sintetizando um conjunto de comportamentos, um jeito de ser, interagir e fluir no mundo de uma maneira especial e cativante.
Nesse sentido, Shinyashiki sai da teoria e recorda alguns nomes de pessoas mundialmente conhecidas por seu carisma, entre outras qualidades. Entre elas, o autor menciona Leonardo da Vinci, Walt Disney, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Paulo Freire, Martin Luther King, Papa Francisco, Oprah Winfrey, Steve Jobs, Ayrton Senna e princesa Diana, entre outros. Não se tratam de personalidades que tiveram sucesso simplesmente por serem carismáticas. Ao contrário. No entanto, aliado às qualidades e características de cada um deles, o carisma ajudou com que ultrapassassem fronteiras, atingindo e influenciando de forma positiva milhões de pessoas ao redor do mundo.
“O carisma de uma pessoa pode se manifestar em diferentes esferas da vida humana e em diferentes grupos sociais. Dotados de carisma não são somente os grandes heróis, as pessoas famosas ou os grandes líderes. Carismática pode ser qualquer pessoa em qualquer contexto, pois cada indivíduo é único e tem a própria e sagrada história. Quando cada um se percebe e se respeita na sua unicidade, o seu brilho, a sua energia e a força do seu carisma se manifestam no mundo; em razão disso, é reconhecido e admirado pelas pessoas em uma dimensão ampla e social”, escreve o autor.
Shinyashiki utiliza também sua bagagem profissional e pessoal para explorar o tema em sua nova obra. Especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional, pessoal e também em neurocoaching, o autor é mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora.
Ultimamente, tem dedicado seu trabalho a compreender a geração de realização pessoal e profissional, através da expansão das competências de liderança, comunicação e inovação. Para isso, além dos livros, o escritor tem promovido palestras, congressos, coaching e treinamentos.
Uma das principais virtudes do novo livro de Shinyashiki é justamente tratar de algo que praticamente todos pensamos saber o que é, quando na verdade dificilmente conseguimos definir claramente seu significado. Além disso, o autor procura mostrar em seu livro que o carisma é algo que pode ser desenvolvido e aprimorado por qualquer um. Há técnicas e metodologias para isso.
Portanto, não devemos encarar o carisma como algo impossível de ser alcançado. Não se trata de “ter ou não ter e ponto”. De acordo com ele, ao estudar o assunto, seu interesse pelo menos apenas aumentou. Além disso, a partir de suas pesquisas, o autor afirma ter buscado trabalhar com um conceito de carisma que independe de contexto social ou familiar para aumentar ou diminuir e que também não depende de aspectos como idade, beleza, dinheiro ou fama para existir.
Isso porque boa parte das pessoas simplesmente associa carisma a dinheiro, a fama. E se você não os tem, necessariamente não será uma pessoa carismática. O que Shinyashiki espera difundir com sua obra é que o carisma envolve algo maior. Trata-se também de influenciar pessoas, de difundir ensinamentos e de construir e exercer uma liderança carismática.
O autor traz exemplos de pessoas do nosso cotidiano que exalam carisma e que não necessariamente têm dinheiro e/ou fama. É, por exemplo, um chefe que consegue criar um clima de confiança, união e engajamento em um cenário não tão propício; um vendedor que cativa e apresenta de forma sincera e honesta seu trabalho; um familiar ou amigo que parece sempre extrair o melhor das pessoas e das situações cotidianas.
São pessoas que o leitor certamente conhece e que, portanto, tornam a tarefa de Shinyashiki de explicar o conceito de carisma (e como aprimorá-lo) algo muito mais palatável. O livro não é extenso e pode ser lido em pouco tempo, sem grandes esforços. A linguagem também é simples e o autor procura usar exemplos atuais e concretos para expor seus conceitos.
Vale a leitura! Tanto para quem já é carismático quanto para quem procura desenvolver a virtude, tão importante atualmente, em tempos de redes sociais e autopromoção.
Escrito por: Redação