O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, acaba de completar 25 anos de fundação. Criado em 18 de maio de 1995, com a missão de certificar produtos automotivos com base em regulamentos nacionais, o IQA é hoje uma referência em qualidade no setor automotivo. Com a pandemia da Covid-19, o Instituto tem adequado as atividades para oferecer ainda mais segurança à sociedade.
Apesar do momento delicado que a humanidade vive atualmente, Ingo Pelikan, presidente do IQA, reforça o compromisso do Instituto com todo setor da mobilidade e sociedade. “Evidentemente o momento é bem complexo, mas tenho certeza que vamos superar e continuaremos oferecendo o melhor possível para a sociedade, entidades, nossos clientes e parceiros”, afirma.
Faz parte deste compromisso a adequação das atividades remotas com a digitalização dos processos internos e auditorias remotas. Além disso, o IQA tem trabalhado no desenvolvimento de um novo serviço de apoio para retomada de produção, envolvendo saúde e segurança.
“Os novos serviços pós-Covid-19 do IQA possuem como foco Saúde e Segurança (Covid Free), Delivery (Covid Free), Validação de lotes, Digitalização, Retomada de produção (apoio), Boas práticas e Inspeção de estoques”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
Conquistas
“Em 1995, na criação do IQA, existia um grande questionamento do que era fabricado e oferecido no nosso setor”, lembra Pelikan, presidente do IQA. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e posteriormente ampliou seu leque de atividades para a certificação de sistemas de gestão e serviços automotivos, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.
Após 25 anos, as conquistas são inúmeras. Uma das mais marcantes foi a inauguração da nova sede, no final do ano passado, e que marcou o início das comemorações dos 25 anos do IQA. Na ocasião, o Instituto passou a ser signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), da ONU. “Hoje, 60% dos colaboradores do IQA são do sexo feminino, sendo que no quadro de líderes, elas representam praticamente 50%”, comenta Ingo Pelikan, presidente do IQA.
A nova sede deu início também ao projeto de ampliação do escopo de atuação, para desenvolver novos projetos, além de multiplicar a capacidade de treinamento, além de abrir espaço para startups, um hub de inovação com foco na qualidade para o setor da mobilidade.
“O momento atual restringe a utilização deste espaço tal como foi projetado, porém acabou sendo também uma oportunidade para ampliamos nossa presença nos meios digitais e aumentamos significativamente nossos cursos e treinamentos online”, comenta Alexandre Xavier, superintendente do IQA. “E, quando o isolamento social terminar, retornaremos com força máxima!”, completa.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. Acesse o site www.iqa.org.br.
Escrito por: Redação