Kolbenschmidt (KS) completa 50 anos de atuação no Brasil e promove ações para colaboradores e para o mercado
Em 2018, a Kolbenschmidt (KS) completa 50 anos de história no Brasil, onde produz atualmente pistões para motores de automóveis, veículos pesados e fora de estrada. A multinacional de origem alemã pertence ao Grupo Rheinmetall e é referência mundial na fabricação de componentes de motor.
Para comemorar o importante marco, a empresa está promovendo uma série de ações voltadas tanto aos colaboradores quanto ao mercado. As atividades fazem parte da campanha “Movimento Orgulho KS” que deverá envolver a estrutura que conta com mais de 1.500 pessoas entre colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores instalados, promovendo também um selo comemorativo e comunicação alusiva à data com ações até o final de 2018.
Atualmente, a KS atende montadoras e também o mercado de reposição, através da divisão Motorservice que comercializa também as marcas Pierburg e BF. Atenta às constantes evoluções nas demandas do setor automotivo, a KS fez questão de participar ativamente da Autopar 2018 – 9ª Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, realizada em Curitiba (PR) de 6 a 9 de junho.
Em encontro promovido no dia 7 de junho, durante a Autopar, a Motorservice comemorou os 50 anos da KS com parceiros e clientes de todas as partes do Brasil, além do conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Elias Mufarej, e do presidente da Asdap (Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças), Henrique Steffen.
O evento também contou com palestra de Alessandra Assad, escritora e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV). A palestrante mostrou como algumas empresas que não acreditaram em mudanças deixaram de existir e outras que buscaram acompanhar a evolução do mercado permaneceram. Entre os exemplos de marcas que perseveraram ao longo das décadas em solo nacional, Assad citou a KS e a Pierburg. Ambas trabalham atualmente com o objetivo de atender novas tecnologias dos motores que exigem mais eficiência e desempenho com redução de consumo de combustível e emissões de poluentes.
Ainda de acordo com Assad, as mudanças em uma corporação devem respeitar a cultura já implantada e, para terem efetividade, devem acontecer a partir da direção, sendo disseminada para todos os colaboradores. A palestrante ressaltou também que as mudanças ocorrem nas pessoas por meio do entendimento e envolvimento para depois colocar em ação, refletindo nas atitudes do dia a dia.
Para Talita Peres, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa, a participação da Motorservice na Autopar promove a exposição de produtos das marcas KS, Pierburg e BF, mas também possibilita estreitar o relacionamento e o contato com clientes da região. “Participamos de várias edições da feira e, como sempre, os resultados são muito satisfatórios. É muito produtiva, pois a qualidade do público visitante é um diferencial importante e que nos motiva a estarmos presentes”, avaliou.
Agora, a Motorservice se prepara para participar da Autop que será realizada em Fortaleza no mês de agosto e, através de sua matriz, da Automechanika 2018, a ser realizada em setembro em Frankfurt, na Alemanha.
História
A KS foi fundada pelo engenheiro Karl Schmidt em 1910 e conta atualmente com diversas unidades ao redor do mundo. Mesmo em meio a diferentes culturas, a marca busca promover a sinergia entre seus centros de desenvolvimento e instalações de produção na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Sempre, é claro, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade e às novas gerações de motores que aliam desempenho e redução de consumo de combustível e emissões de poluentes.
No Brasil, a sede da KS está localizada em Nova Odessa, interior de São Paulo, desde 1986, quando iniciou o processo de transferência de Santo André. Já o Grupo Rheinmetall, do qual a KS faz parte, atua com ampla participação nas áreas de mobilidade e tecnologia de segurança, com aproximadamente 24.000 funcionários entre todas as suas divisões e localidades mundiais.
Escrito por: Redação