A Mercado Automotivo traz entrevista com o vice-presidente de Aftermarket da Phinia na América do Sul, Amaury Oliveira. A Phinia foi oficializada como uma corporação independente em julho deste ano, após concluir a cisão com a BorgWarner. Presente em 20 países, a marca se destaca no desenvolvimento, projeto e na fabricação de componentes e sistemas integrados para os segmentos de OEM e aftermarket.
Mercado Automotivo – Gostaria que falasse sobre esse novo momento da Phinia como corporação independente. Quais são os valores tradicionais da marca com os quais os consumidores poderão seguir contando?
Amaury Oliveira – A Phinia foi oficializada como corporação independente e traz a experiência de mais de um século de suas marcas no mercado do aftermarket automotivo global. Iniciamos nossas operações globais empregando 12.900 funcionários e com um negócio avaliado em US$ 3.4 bilhões. Estamos focados em oferecer ao mercado produtos e tecnologias inovadoras voltadas para soluções em sistemas de combustível e para o aftermarket que contribuam para a eficiência energética, performance e a descarbonização. Trabalhamos de forma colaborativa, valorizando o trabalho em equipe, a inclusão, a sustentabilidade e a busca contínua pela eficiência e inovação.
Por meio de nossas marcas, Delphi, Delco Remy e Hartridge, oferecemos um portfólio de soluções diversificado para diferentes setores da indústria e do aftermarket. São marcas reconhecidas por sua reputação em qualidade, inovação e pioneirismo. Nossa intenção é não só manter, mas ampliar os investimentos nelas com a nova estrutura. Também somos reconhecidos por estarmos sempre próximos dos nossos clientes e consumidores, sejam no OEM, como na reposição, por meio de diferentes canais de contato que facilitam nosso relacionamento com nosso público-alvo. Esta estratégia se manterá ainda mais forte, pois entendemos que é essencial estarmos ao lado do consumidor.
MA – E quais as expectativas da Phinia para sua atuação no aftermarket brasileiro nos próximos 2 anos?
AO – As expectativas são as melhores possíveis. O Brasil e a América do Sul são mercados extremamente estratégicos para a operação global da Phinia. Hoje mantemos a liderança no fornecimento de componentes diesel para a indústria de veículos chamados “off road”, utilizados nos segmentos do agronegócio e da construção civil. Também nos destacamos entre as principais marcas no fornecimento de sistemas de injeção e gerenciamento de combustível com a marca Delphi e alternadores e motores de partida com a marca Delco Remy.
Estamos aumentando a presença da Hartridge junto a diversos setores da indústria, com a oferta de equipamentos de ponta para calibração e gerenciamento de componentes de injeção diesel. Além disso, o Brasil se destaca por ter boa parte de sua matriz energética baseada em soluções sustentáveis com os biocombustíveis, que oferecem excelente perspectiva para o desenvolvimento de sistemas a combustão com baixas emissões de carbono, tudo alinhado à nossa estratégia global. Ainda há uma grande oportunidade de crescimento do mercado automotivo local e certamente isso será considerado em nossas estratégias futuras.
MA – O investimento em pesquisa e desenvolvimento seguirá como uma prioridade da Phinia?
AO – O investimento em P&D é fundamental para os negócios da organização. Possuímos em nossa unidade fabril em Piracicaba instalações de teste como protótipo, medição e calibração, testes de ciclo de vida e dinamômetro, laboratórios de teste e validação. Além disso, trabalhamos com estreita colaboração com OEMs, buscando antecipar suas necessidades de soluções, nas quais o time de P&D concebe, projeta, desenvolve, testa e valida novos componentes e sistemas proprietários.
Em 2022 investimos 3,1% das nossas receitas globais em desenvolvimento de novas tecnologias. Temos hoje um dos mais avançados programas de desenvolvimento em soluções no uso do hidrogênio como combustível alternativo, com iniciativas sendo realizadas na Europa e nos Estados Unidos. Vale ressaltar que estas ações têm a participação ativa de profissionais da operação brasileira da Phinia, que contribuem com a expertise que temos sobre novas fontes de energia renovável.
MA – O senhor entende que a inovação é hoje um dos diferenciais mais importantes para as marcas que desejam sobreviver nesse mercado tão concorrido?
AO – Sim, porque há várias vantagens em buscar a vantagem competitiva. Por exemplo, onde a inovação permite que uma empresa se destaque no mercado, oferecendo produtos ou serviços únicos e diferenciados. Isso pode ajudar a atrair mais clientes e aumentar a participação de mercado. A prática da inovação leva a melhorias nos processos de negócio. Isso pode resultar em maior eficiência operacional, redução de custos e aumento da produtividade.
A satisfação do cliente está em pauta também, pois a inovação geralmente resulta em produtos ou serviços que atendem às necessidades e aos desejos dos clientes de forma melhor do que as opções existentes. Isso pode levar a maior satisfação do cliente e fidelidade à marca.
A capacidade de oferecer um ambiente de trabalho criativo e desafiador pode ajudar a atrair e reter talentos qualificados. Somos uma empresa que possui o selo GPTW. A busca pela inovação estimula a criatividade e o aprendizado contínuo dentro da empresa.
MA – Gostaria que falasse também sobre a inauguração do centro de treinamento Latam da Delphi, em Piracicaba (SP). Por que a marca segue apostando na formação de profissionais do mercado?
AO – Não é suficiente que tenhamos apenas o melhor produto. Precisamos garantir a melhor aplicação da tecnologia ao consumidor. Para isso, é necessário capacitar e qualificar os profissionais do mercado. Neste sentido, apresentamos o Centro de Treinamento, a primeira unidade deste tipo na América Latina. É possível realizar até 25 treinamentos por mês, para 12 alunos em cada sala. O local está estruturado para oferecer até quatro diferentes cursos simultâneos.
Já iniciamos as atividades do CT oferecendo 13 cursos, entre pagos e gratuitos. Eles vão desde treinamentos de conteúdo técnico como Ignição e direção, Suspensão e direção e Motores diesel até conteúdos voltados para negócios, como Técnico comercial com foco em diesel e com foco em IAM (Aftermarket Independente).
Devemos terminar o ano com mais de 200 alunos formados. Este número certamente aumentará no próximo ano, quando contaremos também com a oferta de treinamentos remotos, por meio de ferramentas de EaD (Ensino a Distância), além da disponibilidade do CT durante o ano inteiro.
MA – A Phinia conta hoje com três importantes e respeitadas marcas (Delphi, Delco Remy e Hartridge). De que forma o grupo pretende aproveitar “o melhor” de cada marca para reforçar sua imagem na América Latina?
AO – Temos três das marcas mais significativas do mercado automotivo global. A Delphi é reconhecida por oferecer o que há de mais inovador e eficiente em uma ampla gama de sistemas automotivos, que vão do gerenciamento de combustível, para componentes de suspensão e direção, canisters e bombas injetoras. A Delco Remy tem hoje uma das mais completas gamas de motores de partida e alternadores para veículos pesados e a Hartridge é referência em equipamentos de teste e calibração para injetores diesel.
Nossa intenção é continuarmos a investir cada vez mais na melhoria contínua e no desenvolvimento de novas tecnologias, trazendo soluções que ofereçam melhor performance, robustez, economia e sustentabilidade, sempre com a melhor relação custo/benefício do mercado.
MA – Quais são as principais iniciativas da Phinia voltadas à sustentabilidade para os próximos dois anos? O pilar se manterá como um dos mais relevantes para o grupo?
AO – A sustentabilidade permeia todas as ações da empresa. Ela vai desde o desenvolvimento de novas tecnologias até as atividades operacionais realizadas pelos nossos colaboradores. Somos participantes do pacto global da ONU para a redução do impacto ambiental e do aquecimento global e aplicamos suas diretrizes nas tomadas de decisão para diversas ações. A Phinia tem em seu DNA o compromisso de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais em todas as suas operações. Desta forma, realizamos investimentos contínuos para garantir a máxima sustentabilidade do nosso negócio.
Em nossa fábrica em Piracicaba/SP obtivemos certificação Aterro Zero há 8 anos. Além disso, toda a energia consumida é gerada em usinas eólicas, sendo 100% de fontes renováveis. Reaproveitamos a água consumida nas instalações, garantindo uma economia de 4 mil litros de água por mês. A oferta de componentes remanufaturados também contribui para a redução do impacto ambiental, por meio do processo de logística reversa, reaproveitando matéria-prima para a produção de novos componentes. Para os próximos anos, nossa intenção é ampliar a oferta de linhas de produtos remanufaturados e, assim, aumentarmos ainda mais o volume de reaproveitamento de componentes utilizados.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem aos colaboradores da Phinia no Brasil neste novo momento da empresa.
AO – Nos últimos meses, trabalhamos arduamente para traçar um plano estratégico que nos permitisse crescer e alcançar novos patamares. Neste processo, analisamos cuidadosamente as necessidades do mercado, as tendências e as demandas dos nossos clientes. Com base nessa análise, estabelecemos uma nova direção para a empresa, focada na inovação, na qualidade dos nossos produtos e serviços e na busca contínua pela satisfação do cliente.
Entendemos que, para alcançar o sucesso nesse novo momento, precisamos contar com cada um de nossos talentosos colaboradores. Estamos investindo em tecnologia de ponta, em treinamentos e capacitações, buscando sempre oferecer as melhores condições de trabalho e valorizando o desenvolvimento profissional de todos.
Agradeço a cada um pela contribuição até aqui e pelo comprometimento em construir um futuro brilhante para a nossa empresa. Estamos juntos nessa jornada e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe incrível.
Escrito por: Redação