Destaque para o segmento de ônibus, cuja resultado acumulado nos oito primeiros meses de 2019 representa aumento de 50% na comparação com o mesmo período de 2018.
Os índices relativos ao licenciamento de autoveículos novos nacionais registraram queda em agosto. Na comparação com o
mês de julho, houve retração de 0,7%, em um cenário sustentado principalmente pelos resultados dos veículos leves. Quando se leva em consideração agosto de 2018, o cenário é semelhante, com baixa de 0,6%. Somente no acumulado do ano é que o cenário melhora: alta de 11,7%. Destaque para o segmento de ônibus, cuja resultado acumulado nos oito primeiros meses de 2019 representa aumento de 50% na comparação com o mesmo período de 2018. Ainda nesse cenário, os caminhões também obtiveram resultados favoráveis, especialmente no segmento dos pesados, com alta superior a 60%.
PRODUÇÃO DE AUTOVEÍCULOS MONTADOS
Quanto à produção de autoveículos montados, o cenário é levemente superior ao verificado nos licenciamentos. Na comparação entre agosto e julho desse ano, o aumento foi mínimo, de 1,1%. Já no cenário que leva em consideração o mês de agosto de 2018, houve queda acentuada, de 7,3%. De modo geral, o resultado também melhora quando se leva em consideração o acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2018: alta de 2%, com destaque para os veículos leves, que apresentaram números favoráveis em todos os seus segmentos monitorados. Os ônibus, entretanto, não aparecem com bons índices na comparação entre 2018 e 2019. O desempenho é fortemente influenciado pelo segmento dos utilitários, já que os rodoviários apresentam acréscimo de 20% em seus registros.
Escrito por: Redação