Conclusão é do 9º Fórum IQA da Qualidade Automotiva que debateu sobre a importância da qualidade na evolução do setor automotivo
A Qualidade é um fator essencial nos novos modelos de negócios do setor automotivo, desempenhando um papel fundamental na digitalização, na constante inovação e no aprimoramento das competências profissionais. Claudio Moyses, diretor-presidente do Instituto da Qualidade Automotiva, enfatizou essa importância durante sua apresentação no 9º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado em 17 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista (SP).
O tema central do Fórum foi “Novos modelos de negócios: O papel da Qualidade Automotiva no Brasil”. Durante o evento, especialistas compartilharam suas reflexões sobre a importância estratégica da qualidade no mercado. Os tópicos discutidos incluíram veículos elétricos/híbridos, digitalização, inteligência artificial, automação, concessionárias virtuais, comércio eletrônico e outros aspectos relevantes.
Uma das conclusões destacadas pelo Fórum é que, em meio às mudanças nos negócios e da tecnologia, a digitalização emergiu como um dos principais pilares para o sucesso e a inovação no mundo empresarial. No entanto, o impacto da transformação digital transcende a simples adoção de tecnologias avançadas. Esse fenômeno complexo e transformador demanda, sobretudo, a participação ativa de indivíduos.
O diretor-presidente do IQA destacou que o Instituto, como uma entidade técnica que oferece suporte ao setor automotivo, desempenha um papel protagonista na melhoria da qualidade para atender às demandas em constante evolução do segmento. “Além de enfatizar a importância da digitalização nos novos modelos de negócios, é fundamental investir em pessoas capacitadas, criativas e motivadas. Sem pessoas, a digitalização não se concretiza, e novos modelos de negócios não se materializam”, destacou Moyses.
Na mesma linha, Claudio Sahad, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), enfatizou a atuação do IQA como um forte apoiador do setor nesse processo. “Sem a qualidade não há possibilidade de sobrevivência, principalmente em um setor tão competitivo economicamente quanto o nosso”, afirmou.
“Os profissionais da qualidade têm a responsabilidade de oferecer para a sociedade a mobilidade de uma forma responsável e segura com qualidade e confiabilidade. E o IQA tem colaborado há anos para o desenvolvimento do setor automotivo de forma muito eficaz”, destacou Marcos Saltini, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), durante o evento.
Entre os palestrantes estavam representantes de importantes entidades do setor, incluindo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem/SP), Iveco, Bosch, Paranoá, General Motors, KPMG Brasil, Peçaí, SR Motors,MTE Thomson, a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil, Toyota, Seguradora Zurich e Hyundai.
Prêmio da Qualidade 2023
A edição também foi marcada pela realização da cerimônia de entrega do Prêmio da Qualidade IQA 2023, reconhecendo trabalhos em três categorias distintas: Jornalismo, Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.
Neste ano, a premiação contou com uma nova categoria dedicada ao jornalismo. “Os veículos de imprensa são defensores, em vários aspectos, da nossa democracia, do nosso país e da nossa sociedade. Tê-los defendendo a qualidade, é isso que reconhecemos aqui e entendemos que faz parte do propósito do Instituto” disse o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.
Caio Bednarski foi o vencedor da categoria com o projeto “Indústria automotiva nacional é referência mundial no uso de energia limpa”. Em segundo e terceiro lugares, ficaram os projetos “Mercedes-Benz adota etiquetas eletrônicas para reduzir retrabalho”, de Soraia Abreu, e “Sinistro Sustentável: Do ‘lixo’ para novos produtos”, de Caroline Rodrigues, respectivamente.
Já em “Qualidade no Processo Produtivo”, o projeto “Air Leak Busters”, de Robson da Conceição, conquistou o primeiro lugar. Raylene Laryssa Santos de Souza garantiu a segunda posição com o projeto “Printing Process Control System”, enquanto César Augusto Da Silva ficou com o terceiro lugar com o projeto “Recuperação de Óleo”.
Na categoria “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”, os vencedores foram Bárbara Vilarindo Fuzetti, com o projeto “Inspeção Automática de Pontos de Solda em Tempo Real”; Leonardo Takashi Yoshimura, com “Q-Oracle – Machine Learning – Ferramenta preditiva de incidentes de qualidade”; e Marllon Kopelvski, com “Gestão Avançada de Moldes”.
“O Prêmio IQA já se consolidou como uma referência em termos de qualidade para as empresas do setor”, ressaltou Marina Nomura, gerente comercial e de marketing do IQA. “Nesta edição, contamos com uma banca avaliadora composta por 44 juízes que analisaram com grande empenho um total de 93 projetos.”
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
Escrito por: Redação