Com mais de 40 anos de história, a distribuidora de autopeças G&B destaca que as últimas três temporadas foram as mais difíceis até hoje. Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Antonio Carlos Beiram, diretor da G&B, reforça que o êxito só foi possível graças ao apoio que tiveram dos clientes varejistas, bem como dos fornecedores.
Em dezembro de 2022, a empresa colocou no ar o ATM podcast, com o objetivo de compartilhar informações e conhecimento com todos os elos que compõem o aftermarket nacional. A audiência superou as expectativas e o modelo segue com grande aceitação após 8 meses de conteúdo. Confira a entrevista a seguir:
Mercado Automotivo – Em sua opinião, quais são os principais diferenciais da G&B atualmente no mercado de reposição automotiva?
Antonio Carlos Beiram – O respeito ao varejista! Não atendemos oficinas mecânicas. Ou seja, não vendemos para o cliente do nosso cliente. Além de oferecermos o melhor atendimento, os melhores prazos e a entrega mais rápida.
MA – A G&B já ultrapassou a barreira dos 40 anos. Em um país no qual boa parte das empresas fecha as portas nos cinco primeiros anos, qual é a importância dessa marca de 4 décadas de atuação?
ACB – É motivo de muito orgulho! Vivemos nos adaptando e nos reinventando para podermos continuar no jogo. Manter nosso time de liderança sempre atualizado e oferecer aos nossos clientes acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia, mas sempre mantendo o lado humano, tão importante para a perpetuação do sucesso.
MA – A G&B tem mais de 16 mil itens a pronta-entrega, certo? Gostaria que falasse sobre esse tema a partir de dois pontos: os desafios para manter um estoque amplo em um país de proporções continentais; e a credibilidade que esse catálogo diversificado gera à marca G&B a seus clientes.
ACB – Sem dúvida, é um grande desafio. Procuramos manter o portfólio completo das fábricas para as quais distribuímos. Entendemos que somos prestadores de serviços aos fabricantes, portanto se faz necessária a manutenção dos estoques em níveis altos e diversificados.
MA – Como funciona o sistema Busca por Placa disponível no site da empresa? Quais são suas vantagens?
ACB – É uma parceria que temos com a Fraga Inteligência Automotiva. Essa fantástica ferramenta possibilita ao nosso cliente (lojista) mitigar erros no momento da venda, especialmente no que tange às vendas pela internet.
MA – Gostaria que falasse sobre o Automotivamente ATMCAST. Como se dá a escolha dos temas que são tratados ali? O senhor avalia que a receptividade tem sido boa?
ACB – Iniciamos despretensiosamente o ATM podcast em dezembro de 2022. Com apenas 8 meses no ar e com 25 episódios disponíveis, a audiência superou todas as nossas expectativas e a tendência é continuar crescendo.
Esse modelo de mídia permite compartilhar informações e conhecimentos com todos os elos que compõem nosso aftermarket. Além disso, nossos clientes varejistas reconhecem o valor que adicionamos a todo o ecossistema. Os temas são desenvolvidos ao longo do bate papo, de maneira descontraída e informal, proporcionando um clima de pertencimento entre o entrevistado e a audiência. Um verdadeiro sucesso!
MA – Qual balanço o senhor faz do primeiro semestre de 2023 em termos de negócio? Foi um período positivo para a G&B?
ACB – No nosso caso, foi um semestre de crescimento e grandes tomadas de decisões, que estão nos levando para outro nível. Ganhamos market share, aumentando nossa base de clientes.
MA – Qual é a avaliação que o senhor faz da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados? Ficou aquém do esperado pelo setor ou já é considerada um importante ganho neste momento?
ACB – Ficou claro que continuaremos com um dos mais altos índices tributários do mundo. Mas, como sempre, já estamos adaptados a isso. Acho que nós, os empresários, temos que nos focar naquilo que podemos fazer, independentemente das ações do governo.
MA – Em sua opinião, quais são os dois principais gargalos do setor de aftermarket brasileiro atualmente?
ACB – Sem dúvida é a quebra da cadeia, ou seja: distribuidores vendendo para os mecânicos e fábricas vendendo no varejo. Isso cria conflitos e desentendimento entre todos.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem a todos os colaboradores e parceiros da G&B.
ACB – Os últimos 3 anos foram os mais desafiadores que a G&B enfrentou desde sua fundação, há 43 anos. Nossa vitória só foi possível graças ao apoio que tivemos dos nossos clientes varejistas, bem como dos nossos fornecedores, que nos apoiaram incondicionalmente.
Mas, o mais importante foi o time de colaboradores que mantivemos e formamos durante essa fase. Manifesto aqui toda a gratidão e em retribuição oferecemos a melhor distribuidora do aftermarket brasileiro, para oferecer ao mercado os melhores serviços prestados para toda essa comunidade que compõe nosso ecossistema.
Escrito por: Redação