‘Estamos criando o motorista mais experiente do mundo’, diz o presidente da empresa que faz parte do mesmo grupo do Google.
Os carros autônomos da Waymo, empresa que faz parte do grupo Alphabet do Google, estão cada dia mais “experientes”. Segundo o presidente da empresa, John Krafcik, o sistema de direção já completou mais de 8 milhões de milhas (cerca de 12,8 mihões de km) percorridas nas ruas desde 2009, quando o projeto começou.
No entanto, o mais impressionante é que o “aprendizado” acelerou muito nos últimos meses. Em novembro de 2017, a Waymo contabilizava 4 milhões de milhas (6,4 milhões de km) percorridas e dobrou a distância em apenas 8 meses.
“Estamos criando o motorista mais experiente do mundo’, disse Krafcik.
Isso quer dizer que atualmente os carros sem motorista da Waymo percorrem diariamente algo em torno de 40 mil km.
A maioria destes testes ocorrem nos Estados Unidos, com pessoas comuns a bordo de modelos Chrysler Pacifica, mas a empresa começou a receber também agora unidades do Jaguar I-Pace com seu sistema autônomo.
Todas as informações coletadas alimentam um mesmo sistema de inteligência artificial, que é usado em todos os carros.
A corrida do autônomo
Diversas empresas estão desenvolvendo sistemas de condução sem motorista. Além da Waymo, a Uber também faz testes em ruas públicas, mas não sem percalços.
Em março, um veículo autônomo da Uber atropelou e matou uma mulher nos EUA. Dois meses depois, um carro da Waymo foi atingido por outro veículo.
Fabricantes de veículos também estão de olho neste novo mercado, e a Apple também tem um projeto em andamento.
Fonte: G1