Pesquisa realizada pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) com 1.724 líderes empresariais e diretores de Recursos Humanos relevou importantes tendências para 2021 em gestão de pessoas.
Grande parte dos entrevistados (79%) afirmou estar otimista em relação às oportunidades de negócio que poderão ser exploradas neste ano. Importante perceber, no entanto, que mais da metade dos entrevistados (55%) relatou problemas para construir uma comunicação eficiente com seus funcionários em razão da distância do home office.
Outros desafios incluíram: criar uma mentalidade digital (35%), estabelecer programas voltados para a saúde mental (35%) e reestruturar processos tradicionais de Recursos Humanos (28%).
Para o ano corrente, 54% dos entrevistados apontou que a comunicação interna será um dos principais desafios na gestão de Recursos Humanos. Mudar o mindset da liderança (53%) e flexibilizar o trabalho (48%) também serão desafios em 2021.
Importante ressaltar também que a pesquisa foi conduzida em um cenário relativamente mais otimista, antes da piora dos índices da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Fonte: Redação