Para debater os avanços e desafios da logística reversa de filtros do óleo lubrificante automotivo, o “Programa Filtra Ação” recebe no dia 1º de julho, João Moura, presidente da Abrafiltros; Marco Antonio Simon, gestor do programa; David Siqueira de Andrade, do Grupo Supply Service; e os convidados especiais, Dra. Patrícia Iglecias, presidente da CETESB, e João Luiz Potenza, assessor executivo da CETESB.
O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, celebra 8 anos em 1º de julho, com programação especial no programa “Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em parceria com as revistas Meio Filtrante e TAE.
Para comemorar o sucesso e apresentar os resultados e desafios do programa Descarte Consciente Abrafiltros, reconhecido pela gestão administrativa e cumprimento de metaspelos órgãos ambientais, o “Programa Filtra Ação” recebe no próprio dia 1º de julho, às 15 horas, o presidente da Abrafiltros, João Moura; o gestor de projetos e responsável pela coordenação do programa, Marco Antonio Simon; David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do Grupo Supply Service, que atua na logística do programa; e como convidados especiais, a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; e o assessor executivo da CETESB, João Luiz Potenza.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio para atender as legislações ambientais, iniciadas por São Paulo. Tivemos o apoio da Diretoria, dos associados e da Supply Service, além da FIESP. No âmbito governamental, a CETESB teve atuação destacada e o sr. João Luiz Potenza acompanhou e orientou a Abrafiltros, desde a criação do programa em 2012. Hoje, contabilizamos a reciclagem de mais de 17,6 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, cumprindo as metas estabelecidas nos Termos de Compromisso de cada estado onde está implementado”, afirmou João Moura, presidente da Abrafiltros.
Atualmente, além de São Paulo, o programa está implantado no Paraná e Espírito Santo, e aguarda a tramitação governamental para início no Mato Grosso do Sul. Novos estados devem aderir ao programa, pois a Abrafiltros tem recebido novas consultas buscando mais detalhes e informações sobre o processo de adesão.
Na reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, o metal é encaminhado para siderúrgicas; o óleo contaminado para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). Não há destinação de resíduos para aterros sanitários.
Participam do programa 19 empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.
Para assistir ao “Programa Filtra Ação” ao vivo, basta acessar o canal da TV Filtros no Youtube: www.youtube.com.br/tvfiltros.
Informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa