O governo de São Paulo autorizou que os estabelecimentos comerciais localizados em regiões que estão na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo podem estender seu horário de funcionamento de seis para oito horas. A medida será adotada em bares, restaurantes, shoppings, comércios de rua, salões de beleza, barbearias, academias e eventos.
Cada município terá autonomia para determinar se a mudança será ou não adotada e de que forma isso ocorrerá. Os estabelecimentos também não poderão estender seu funcionamento depois das 22h, para evitar aglomerações.
A medida reforça a tentativa no Estado de São Paulo de retomar algumas atividades do comércio enquanto a pandemia de Covid-19 não dá trégua quanto ao número de mortes e casos.
De acordo com a Agência Brasil, o Plano São Paulo consiste em dividir o Estado em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).
O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil