De acordo com o Monitoramento dos Distribuidores de Autopeças da NPD, nos seis primeiros meses de 2020 houve queda de -14% no faturamento do Aftermarket em relação ao mesmo período de 2019
O pior resultado aconteceu em Abril 2020, quando o faturamento contraiu -38% em relação a Abril 2019.
Em maio o setor apresentou menor queda: -25% x 2019 e em junho 2020 os distribuidores cresceram +1% em comparação a junho 2019.
De acordo com o Monitoramento dos Distribuidores de Autopeças da NPD, o mercado de reposição automotivo brasileiro já demonstra a sua resiliência e força: embora o faturamento do setor ainda esteja -14% abaixo em relação ao primeiro semestre de 2019, em junho os distribuidores de auto peças tiveram aumento de +1% em comparação a junho do ano passado.
A queda nas vendas dos veículos 0 Km, e o consumidor priorizando a manutenção do seu usado, faz com que a frota reparável (atualmente de mais de 36 milhões de veículos) dê fôlego à retomada do Aftermarket no Brasil.
Todas as 14 categorias monitoradas mensalmente pela NPD no Brasil tiveram queda de faturamento durante os seis primeiros meses de 2020:
Detalhes – A categoria de “Freios”, a 4ª mais importante em faturamento no Painel NPD, é composta por 10 sub-categorias: Pastilhas de Freio, Tambores e Discos de Freio, Sapatas de Freio, Cilindros Mestre de Freio, Cilindros de Roda, Intensificadores de Freio, Cabos de Freio, Mangueiras de Freio / Linhas / Conexões, Pinças de Freio e Equipamentos de Freio.
Todas as sub-categorias tiveram contrações importantes de faturamento durante o primeiro semestre de 2020:
O grupo de Pastilhas de Freio perdeu -24% do seu faturamento em relação aos primeiros seis meses de 2019.
O destaque vai para duas marcas tiveram desempenho relativo positivo: Fras-le perde -19% do seu faturamento versus o período Janeiro/ Junho 2019, ganhando portanto market share. E a Dia-frag cresceu dois digitos em relação ao primeiro semestre 2019.
Fonte: Core Group