A Toyota, montadora japonesa referência quando se trata de carros híbridos, agora está começando a focar em outro setor, o de carros elétricos. A novidade da empresa agora é o novo sedã bZ3. O veículo, voltado ao mercado da China, chegou após a apresentação do SUV bZ4x.
Na China, a Toyota possui uma parceria com outra gigante do mercado de veículos, a BYD. O modelo da empresa combina a plataforma de carros elétricos da Toyota com as baterias de lítio e fosfato de ferro da chinesa, que confirmou o lançamento de seu carro elétrico mais barato no Brasil.
O bZ3 utiliza a tecnologia Blade da montadora BYD, que divide as células em lâminas. Esse processo torna possível armazenar mais 50% de energia que outras baterias comuns, além de deixar o carro elétrico mais seguro, tendo em vista que é mais resistente a incêndios.
O reforço na densidade de energia, oferece ao veículo da Toyota uma autonomia superior a 600 km, de acordo com a própria montadora. Outro destaque é a vida útil do componente, que mesmo após 10 anos de uso, a bateria infinita ainda poderá segurar 90% da capacidade máxima.
Carro elétrico da Toyota conta com 244 cavalos de potência
Medindo 4,72 metros de comprimento, 1,47 m de altura, 1,83 metros de largura e 2,88 metros de distância entre-eixos, o veículo elétrico da Toyota que conta que a ‘bateria infinita’ terá duas versões. A primeira conta com uma potência de 183 cavalos com tração dianteira.
A outra, que é ainda mais potente, conta com 244 cavalos, dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. Os números da aceleração do carro elétrico da montadora japonesa ainda não foram divulgados.
No fim, embora tenha recebido uma bateria com tecnologia avançada, o carro elétrico possui a proposta de ser um veículo mais básico no mercado chinês, desta forma, são poucos os elementos diferenciados no interior. Um deles será o carregador por indução no console central.
O bZ3 ainda não possui um preço oficial já definido e de acordo com informações e sugestões da mídia chinesa, o veículo será comercializado pelo equivalente a R$ 160 mil em sua versão mais básica.
Além de trabalhar na ‘bateria infinita’ para carros elétricos, a Toyota não vê apenas a eletrificação como saída para um mundo mais sustentável. A prova disso é que em agosto deste ano, a japonesa fechou uma parceria com a alemã BMW para o desenvolvimento de um SUV movido a hidrogênio.
A alemã acredita fielmente que o hidrogênio é um recurso que deve ser explorado dentro do mercado de veículos e segundo Pieter Nota, atual chefe de vendas da BMW, a empresa pode começar a produção em larga escala de carros a hidrogênio já em 2025. As primeiras unidades do novo SUV da BMW movido a hidrogênio, o modelo iX5, estão previstas para serem inseridas no mercado automotivo em meados do próximo ano.
Essa previsão, estava agendada para este ano, entretanto a atual situação mundial fez com que a alemã refizesse os planos e adiasse a data de lançamento do primeiro protótipo. De acordo com a Toyota e a BMW, a principal vantagem dos veículos movidos a esse combustível é sua capacidade de serem abastecidos de forma rápida, o que, de forma teórica, demoraria algo entre 3 a 4 minutos.
A BMW ainda não divulgou detalhes a respeito da autonomia, mas afirma que o veículo possui dois tanques de 5,8 kg, o suficiente para longas viagens.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás