ID Roomzz tem nível 4 de autonomia e capacidade para 7 lugares, a fim de concorrer com o Model X.
A Volkswagen apresentou em prévia do Salão de Xangai o conceito de um SUV elétrico para concorrer com a Tesla no mercado chinês a partir de 2021. É o mais recente movimento na agressiva estratégia de crescimento da montadora alemã na China, onde veículos elétricos recebem tratamento preferencial do governo.
O ID Roomzz é um SUV grande, com 7 lugares, e autonomia de até 450 km, além de permitir “condução autônoma de nível 4”, disse a VW. Nesse nível, o carro conseguem dirigir sozinho, mas dentro de áreas limitadas – é o último nível antes da automação total, que dispensa até o volante.
A Tesla já possui carros que conseguem andar sozinhos também dentro de certos limites e requerem que o motorista demonstre estar atento ao trânsito. O sistema Autopilot está presente inclusive no Model X, o SUV que a Volkswagen mira com este conceito.
Volkswagen ID Roomzz na prévia do Salão de Xangai — Foto: Divulgação
“Planejamos produzir mais de 22 milhões de carros elétricos nos próximos 10 anos”, disse o presidente-executivo do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, acrescentando que cerca da metade dos engenheiros da empresa trabalhava em produtos destinados à China.
Eventualmente, o ID Roomzz poderá ser lançado em outros mercados, segundo ele.
Thomas Ulbrich, diretor de mobilidade elétrica da marca VW, afirmou que a montadora começará a produzir 33 carros elétricos em meados de 2023, usando a plataforma de carros modulares do grupo criada especialmente para esse tipo de motorização.
Ulbrich disse que o VW Group está convertendo 16 fábricas em todo o mundo para permitir a produção em massa de veículos elétricos, das quais 8 fabricarão carros da marca Volkswagen.
Herbert Diess, presidente do Grupo Volkswagen, dentro do ID Roomzz, conceito apresentado em Xangai — Foto: Divulgação
Outros modelos
A Volkswagen também batizou a prévia do salão de “noite dos SUVs”, e apresentou o T-Cross, recém lançado na China – e que também é vendido no Brasil. Outros modelos mostrados foram o SUV Coupé Concept, primeiro da marca no segmento com carroceria cupê, o SMV Concept – de 5 metros de comprimento e quase 3 metros de distância entre-eixos – descrito pela marca como o carro de mais prestígio na história da parceria com a chinesa FAW.
Planta e autonomia
Além disso, a Audi, outra marca do grupo, apresentou um compacto autônomo, AI:ME. O carro-conceito também oferece autonomia no nível 4 e tem funções que podem ser comandadas com o movimento dos olhos, segundo a fabricante.
Audi AI ME, compacto autônomo da marca de luxo — Foto: Norihiko Shirouzu/Reuters
Um monitor multifuncional e tridimensional OLED, como o de TVs, acompanha todo o comprimento do para-brisa, atendendo ao controle pelos olhos, diz a marca.
Os passageiros também terão óculos VR (realidade virtual) para uso da internet, assistir a filmes ou mesmo jogar games.
Além disso, a Audi afirma que o carro terá plantas de verdade, para dar aos ocupantes “uma sensação de proximidade com a natureza” e ajudar “a melhorar objetivamente a qualidade do ar no veículo”.
Além disso, o carro usa inteligência artificial para determinar os níveis de estresse dos ocupantes e para conhecer cada vez melhor o motorista e melhorar suas opções de forma específica.
Audi AI ME em Xangai — Foto: Divulgação
Fonte: G1