Nivus chega até o meio do ano, e vai estrear nova logomarca da empresa. Crossover também é o 1º carro desenvolvido na região que será vendido na Europa.
Principal lançamento da Volkswagen no ano, o Nivus chega com a obrigação de ser um “divisor de águas” para a empresa em 2020. A frase é do otimista presidente da fabricante na América do Sul, o argentino Pablo Di Si.
O Nivus, que será o “SUV cupê do Polo”, chega pouco antes do meio do ano, e será um crossover posicionado logo abaixo do T-Cross. Ele ainda não teve o desenho final revelado, mas carrega uma série de expectativas. Uma delas é de estrear a nova logomarca da Volkswagen no Brasil.
Além disso, a Volkswagen promete uma “revolução” no sistema de informação e entretenimento a bordo. Os clientes podem esperar menos botões e mais interatividade com o veículo.
Atualmente, a Volks tem, em alguns modelos, quadro de instrumentos digital, além do chamado manual cognitivo, que usa inteligência artificial para tirar dúvidas relacionadas ao veículo.
Nivus compartilhado?
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Volkswagen mostra seu próximo SUV, o Nivus — Foto: Divulgação
“Será um divisor de águas porque teremos um novo modelo de negócios de que estreará com o Nivus”, disse. “Estamos trabalhando um conceito de mobilidade”, completou.
Uma das apostas pode ser o compartilhamento de veículos em grandes cidades. A Volkswagen estreou um plano piloto de compartilhamento de carros em algumas concessionárias, e deve, no futuro, expandir o negócio, contando com parcerias com outras empresas.
O Nivus, como um “embaixador” da nova imagem da Volks, é o veículo ideal para ser a estrela do negócio, que pode ser baseado no programa implantado recentemente na Alemanha – são milhares de unidades das versões elétricas de Up e Golf disponíveis para locação.
Por fim, ele é motivo de orgulho para a equipe brasileira. Afinal, trata-se do primeiro veículo desenvolvido com engenharia local e que também será produzido e vendido na Europa.
Além dele, outros dois modelos devem ter o mesmo destino: a picape Tarok, que chega no ano que vem, e um outro SUV, ainda não revelado, mas que deve ser do segmento de entrada – abaixo do próprio Nivus.
Novo Golf ainda distante
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Volkswagen Golf 2020 — Foto: Reuters/Fabian Bimmer
O Nivus é um dos últimos lançamentos do atual programa de investimentos da Volkswagen no Brasil – 20 novos modelos entre 2017 e o final deste ano. A novidade mais recente, o Polo GTS, é o veículo de número 15 desta conta.
Ainda há certa indefinição sobre os dois últimos. No entanto, uma certeza é que a nova geração do Golf – revelada há três meses, não está na lista.
Ainda que seja um dos carros mais emblemáticos da Volkswagen, o Golf 8 não deve chegar tão cedo ao Brasil. Por aqui, hatches médios são cada vez mais raros nas ruas.
Em 2019, o segmento todo vendeu menos de 7 mil unidades – pouco mais do que vende em um mês o SUV compacto mais popular do Brasil. O próprio Golf vendeu só 1.130 exemplares em todo o ano – menos de 20 entre novembro e dezembro.
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Volkswagen Golf GTE — Foto: André Paixão/G1
No ano passado, a marca tirou de linha praticamente todas as versões – a única que restou foi a híbrida, GTE, que teve 99 unidades importadas – cada uma está à venda por R$ 199.900. Destas, 18 já foram vendidas, segundo Di Si.
“O Golf é desejado por clientes específicos”, afirmou Di Si. Até por isso, a aposta deve ser na manutenção de versões elétricas e híbridas – a marca confirmou mais 5 modelos do tipo para a América do Sul até 2023, além do próprio GTE.
As novas versões elétricas e híbridas do Golf de oitava geração devem ser lançadas na Europa ao longo do ano – mas não tão cedo aqui no Brasil.
“É um carro icônico, você precisa ter. Mas nunca vai ser um volume relevante”, completou. Até pelo baixo volume, a chegada ainda deve demorar – e só deve acontecer depois de 2021.
Fonte: G1