Preocupada em tornar cada vez mais sustentáveis suas operações no Brasil, a ZF colocou em prática mais um programa que visa a conservação do meio ambiente. Desta vez, por meio da implementação do Programa Green Dot, com o qual foi possível alcançar 20% de economia de energia na unidade de Limeira, com resultados significativos nas demais plantas. Recentemente implantando nas fábricas de Araraquara, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Iracemápolis e Itu, a estimativa é que esta média de redução de energia elétrica se mantenha ou até aumente para todas as unidades contempladas pelo programa.
O Programa “Green Dot” ganhou esse nome devido ao simples fato de contar com a sinalização de adesivos com ponto verde em todos os locais onde é possível alcançar a racionalização de energia. Assim os usuários recebem lembretes visuais a todo momento para economizar e consequentemente ajudam o meio ambiente e a própria empresa. A sinalização funciona como um alarme visual que alerta qualquer pessoa a apagar um simples interruptor que esteja ligado em um ambiente sem utilização ou até mesmo o de uma máquina que poderia estar em stand by no horário de almoço.
O programa foi desenvolvido pelo time de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS) global e aprimorado pelos times locais de meio ambiente, trazendo as adequações à realidade de cada planta. O objetivo direto é o de reduzir o consumo de energia elétrica por meio da informação e conscientização de todos os colaboradores. “De forma bem simples, mas com muito resultado, tanto em áreas administrativas como fabris”, comenta Sildson Corrêa, Gerente Sênior de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da ZF.
Além das identificações adesivas nos equipamentos, o programa conta com campanhas de conscientização que acontecem periodicamente, com a utilização de comunicados internos e orientações aos colaboradores de cada planta. O Programa Green Dot entrou para o portfólio de ações de meio ambiente de grande sucesso na ZF em todas as plantas e hoje já faz parte da programação da Semana de Segurança e Meio Ambiente de cada unidade realizada todos os anos.
“Após a implementação do programa, percebemos uma participação ativa dos colaboradores. É notável o empenho, tanto na identificação dos equipamentos, como no cumprimento das orientações de cada identificação, o que gera economia de energia elétrica substancial na média mensal de todas as unidades”, destaca Sildson.
O programa tornou-se referência na ZF quanto à conscientização de colaboradores e o envolvimento de todos no comprometimento das ações, aprimorando as práticas já orientadas e sugeridas pelos procedimentos globais.
Fonte: MM EDITORIAL